Geovana Pagel
São Paulo – A L’ Oeil tem um andar inteiro da loja, localizada na praça Benedito Calixto, na Vila Madalena, em São Paulo, repleto de objetos produzidos artesanalmente ao estilo da milenar arte marroquina. Há 10 anos, a proprietária, Judith Odler Rosenhek, importa lanternas, móveis, cerâmicas, vasos, copos, bules, bandejas, tapetes, espelhos, almofadas, fontes de mosaico e até tendas árabes. A oferta dessas peças atrai compradores de todo o Brasil.
Detalhe: a proprietária é judia e jamais se preocupou com o fato de o Marrocos ser um país árabe. “Conheci as peças, que considero maravilhosas, através de fotos e sempre valorizei muito a beleza da decoração daquele país. Viajei para o Marrocos pela primeira vez em 1994”, conta. “Depois disso, já fiz mais de 10 viagens para a região e sempre fui muito bem tratada em todos os lugares que visitei”, garante.
“É um país muito parecido com o nosso, com um povo muito hospitaleiro, pitoresco, inclusive com clima muito parecido com o do Brasil”, completa. A empresária faz questão de escolher pessoalmente cada peça de artesanato que depois será comercializada na loja.
Há cinco anos, Judith também passou a comprar e comercializar objetos importados da China, França, Vietnã, Turquia, Filipinas e Índia. A empresária viaja em média quatro vezes por ano para participar de feiras internacionais do setor, principalmente na França e na Alemanha.
Na semana passada, embarcou para Frankfurt e de lá seguiria para a Ásia. “Sempre em busca de novidades e peças exclusivas”, explica.
Detalhes que fazem toda a diferença
Na loja da Benedito trabalham 50 pessoas. A L’ Oeil também tem uma filial nos jardins, que emprega mais 17 pessoas. Vânia Araújo, gerente da loja há nove anos, conta que do grupo de sete vendedoras a maioria está na loja desde a fundação.
“Isso permite um grande conhecimento das peças e poder auxiliar melhor o cliente na hora da dúvida em relação à escolha dos objetos”, avalia.
Enquanto mostra a loja, Vânia aponta as peças que mais chamam a atenção dos clientes interessados em dar um toque oriental à casa, como o espelho Marroquino com moldura de madeira esculpida e encaixada, a cerâmica pintada a mão de Fez, capital cultural do país, considerada patrimônio histórico da humanidade pela Unesco.
Destaque também para as dezenas de modelos e tamanhos de luminárias envelhecidas, as louças em alpaca, mistura entre a prata e o estanho, os tapetes de folha de tamareira bordados com lã, kilims, copinhos, cinzeiros. A loja também comercializa portas antigas em madeira, com todo o charme da cultura local, e vende ou aluga, principalmente para festas, tendas árabes.
Estas peças marroquinas enfeitam há séculos os palácios mouros e foram redescobertas pelos decoradores da Europa e dos Estados Unidos, e hoje aparecem nas principais revistas de decoração do mundo.
Contato
L´Oeil Pinheiros
Telefone: (11) 3088-3143
L´Oeil Jardins
Telefone: (11) 3085-3211

