Isaura Daniel
São Paulo – Uma loja virtual está fazendo artigos árabes e islâmicos chegarem até cidades do interior do Brasil. A Lojinha.net, site de comércio eletrônico levado adiante pelo paulistano Walid Shukair, atende, todos os meses, entre 35 e 50 pedidos, a grande maioria de moradores do interior de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso, Goiás e São Paulo. "Quem mora em São Paulo compra nas lojas, mas quem está fora dos grandes eixos econômicos não tem acesso a esses produtos", diz Shukair.
O portal comercializa desde artigos voltados para a prática religiosa muçulmana até produtos tradicionais de países árabes. Há tapetes decorativos e para oração, o Alcorão em árabe, CDs com orações da religião muçulmana, os gorros islâmicos takia, narguilé e seus acessórios, papiros, a vestimenta palestina hata, cartões com figuras como Meca, livros islâmicos e turísticos de países árabes, perfumeiras egípcias e porta-jóias de Damasco.
Shukair conta que 80% dos consumidores são pessoas que não tem origem árabe, mas que se identificam com a cultura da região. "São admiradores que querem ter em casa, por exemplo, um tapete árabe", afirma. Também há entre os compradores brasileiros convertidos ao islamismo e descendentes árabes. O ticket médio de compras, de acordo com o proprietário, é de R$ 60 a R$ 70.
O site foi criado por Shukair, que é jornalista, em abril do ano passado. As mercadorias, originárias de países árabes, são adquiridas por Shukair de um importador. A idéia do portal surgiu quando o jornalista trabalhava em uma revista chamada Al-Urubat, mantida pela Sociedade Beneficente Muçulmana e dirigida à comunidade islâmica. "Eu recebia muitas ligações e e-mails de pessoas pedindo livros, material sobre o islamismo", conta Shukair. Tanto que ele começou a atender encomendas, por e-mail, há cerca de quatro anos.
Hoje, Shukair não trabalha mais na revista, apesar de que ainda desenvolve a atividade de jornalista na assessoria de imprensa da Assembléia Legislativa de São Paulo, e ampliou a venda dos artigos árabes. A intenção de Shukair é tornar o negócio ainda maior, mas mantê-lo na área virtual. "O objetivo é fazer do site um Submarino árabe islâmico", brinca. O Submarino é um dos principais portais de vendas eletrônicas do Brasil.
Da Palestina
Shukair tem descendência palestina. Os seus pais vieram da região há cerca de 50 anos fugindo do conflito com Israel. Shukair nasceu no Brasil, mas já viajou duas vezes à Palestina, uma delas em 1994 e outra em 2000. Os artigos árabes fazem parte do cotidiano de Shukair, que é de religião islâmica e tem em casa desde os tapetes e enfeites, como papiros, até o Alcorão. Além dele também trabalha no site, na área de tecnologia, o web designer Herbert Silvestre.
Os pedidos da Lojinha.net são feitos diretamente no site e podem ser pagos por transferência bancária, boleto ou depósito. De acordo com Shukair, o prazo de entrega é de até sete dias. Os envios ocorrem via Sedex. A taxa de entrega depende da localização e é calculada no momento da compra, no portal.
Lojinha.net
Site: www.lojinha.net
E-mail: contato@lojinha.net
Telefone: +55 (11) 4138-1973