Abu Dhabi – O Louvre Abu Dhabi exibe, pela primeira vez no Oriente Médio, vinte obras de Rembrandt van Rijn (1606-1669), considerado um dos mais importantes pintores de todos os tempos. A exposição examina a jornada artística de Rembrandt no século 17 em Leiden e Amsterdã, bem como suas relações com rivais e pares, incluindo Jan Lievens, Ferdinand Bol, Carel Fabritius, Gerrit Dou, Frans van Mieris, Frans Hals e Johannes Vermeer.
São mais de noventa e cinco obras entre desenhos, pinturas e objetos da Era de Ouro holandesa do século 17. A exibição marca o aniversário de 350 anos da morte de Rembrandt, o mais importante pintor da história da arte holandesa.
Chamada “Rembrandt, Vermeer e a Era de Ouro holandesa”, a mostra conta com obras-primas da Coleção Leiden e do Museu do Louvre de Paris. A exibição no Louvre Abu Dhabi teve início no dia 14 de fevereiro e irá até 18 de maio.
O pequeno e precioso esboço a óleo de Rembrandt “Cabeça de um homem jovem com as mãos entrelaçadas: Estudo da figura de Cristo”, datado entre 1648 e 1656, foi a mais recente aquisição do Louvre Abu Dhabi. Ela faz parte da exposição e assim que a mostra terminar, irá para o acervo permanente do museu.
A principal pintura da mostra é o “Autorretrato com Olhos Sombreados” (Self-Portrait with Shaded Eyes), de 1634, em que Rembrandt olha diretamente nos olhos do interlocutor, com olhar melancólico e sombreado por sua boina, com vestes nobres. O artista fez diversos autorretratos ao longo de sua carreira.
A Era de Ouro holandesa foi um breve período durante o século 17, quando a República Holandesa, então independente da Coroa Espanhola, se estabeleceu como líder mundial em comércio, ciência e artes, e era considerada o país mais próspero da Europa. Rembrandt e Vermeer se estabeleceram na linha de frente de um novo movimento artístico caracterizado por um profundo interesse pela humanidade e pela vida cotidiana.
(Continua após a galeria)
Louvre Abu Dhabi
Além das exposições itinerantes, o museu conta com acervo permanente ou emprestado de mais de 700 obras, entre elas artefatos usados na idade das cavernas, datados de mais de 800 mil anos a.C.; um tapete egípcio de 1450; sarcófagos egípcios e artes chinesas milenares; o quadro turco “O jovem Emir estudando”, de Osman Hamdy Bey (1878), um dos mais emblemáticos da mostra; obras de renascentistas e neoclassicistas, como “La Belle Ferronièrre”, de Da Vinci, e o “Napoleão” de Jacques-Louis David; quadros pós-impressionistas, surrealistas, modernistas, cubistas e expressionistas, de Van Gogh, Matisse, Monet, Mondrian, Paul Klee, Miró, Pollock, Rothko, Basquiat e Picasso; até a arte contemporânea de Omar Ba, artista senegalês (Ato 1 – Reparo, de 2016), e “A Casa de Café”, do iraquiano Faisal Laibi Sahi (1986).
O museu inaugurado em novembro de 2017 já recebeu mais de um milhão de visitantes, em sua maioria emiratis e indianos. O projeto do museu é assinado pelo arquiteto francês Jean Nouvel. A atração tem licença para usar o nome de um dos mais conhecidos museus do mundo, o Louvre de Paris, por 30 anos e seis meses.
Esta reportagem teve a oportunidade de visitar o local e pode afirmar que vale a visita, pela arquitetura do museu em si – a abóbada vista de dentro é um espetáculo à parte -, pelas obras, pela cultura milenar reunida em um só lugar.
Serviço
Rembrandt, Vermeer e a Era de Ouro Holandesa
De 14 de fevereiro a 18 de maio de 2019
Ingressos de 30 a 60 dirhams
Louvre Abu Dhabi
Saadiyat Cultural District
Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
+971 600 56 55 66