São Paulo – O museu Louvre Abu Dhabi (foto), nos Emirados Árabes Unidos, completou um ano no dia 11 de novembro e recebeu mais de um milhão de visitantes no período, segundo comunicado em seu site.
Os residentes dos Emirados Árabes Unidos representaram 40% dos visitantes da atração cultural, cuja construção demandou investimentos de US$ 1,3 bilhão e foi feita em cooperação com o governo francês. Os visitantes internacionais somam os outros 60%, entre franceses, alemães, chineses, britânicos, americanos, indianos e nativos de países do Golfo.
Os indianos, maior grupo estrangeiro de residentes e também de visitantes dos Emirados Árabes, foram os principais visitantes do Louvre por nacionalidade em geral.
“A visão do Louvre Abu Dhabi é celebrar conexões multiculturais que transcendem limites geográficos e de civilizações, enxergando a humanidade por um novo prisma. A diversidade dos visitantes museu não reflete apenas a sociedade plural de Abu Dhabi, mas também ilustra como sua narrativa de criar pontes entre culturas e fomentar o diálogo entre comunidades atrai um público diverso, desde entusiastas da arte até pessoas mais jovens e famílias”, disse o presidente do Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi (DCT Abu Dhabi), Mohamed Khalifa Al Mubarak, no comunicado à imprensa.
Ao longo deste primeiro ano o museu recebeu mais de mil excursões escolares, cinco mil visitas guiadas, oficinas e masterclasses, e programou 115 eventos entre performances de Bait Al Oud (música tradicional do emirado), palestras, exibições de filmes e concertos com mais de 400 artistas de 22 países, incluindo um grande show da artista pop britânica Dua Lipa para comemorar o aniversário de um ano em 11 de novembro. O museu também movimentou a economia e criou empregos no emirado. Cerca de 47% dos funcionários do museu são cidadãos do país.
“Desde o início, nos empenhamos em oferecer experiências que celebram a criatividade humana em nossas galerias e programações. Não temos somente o privilégio de reunir tais tesouros sob nossa cúpula icônica na ilha de Saadiyat (onde fica o museu), mas também estamos entusiasmados com o fato de tantos visitantes terem descoberto nossa narrativa universal este ano”, disse o diretor do Louvre Abu Dhabi, Manuel Rabaté, em nota.