Da Agência Brasil
Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (23), durante entrevista a emissoras de rádio, que o aumento da meta de superávit primário para 4,5% foi uma "medida correta" e retrata que a "persistência da equipe econômica deu resultado acima das expectativas". "Estou certo de que foi uma medida correta, acertada e da maior responsabilidade do ministro Palocci (Fazenda)."
Questionado se a decisão só foi possível porque o governo aumentou a carga tributária em alguns setores, o presidente Lula destacou que existem no Brasil três temas que "todo mundo acha que entende": economia, saúde e futebol. "A economia no Brasil está virando futebol", destacou.
O presidente explicou que o governo tinha um orçamento previsto de R$ 406 bilhões, mas possui R$ 414 bilhões para investir este ano – oito bilhões a mais do que o previsto. Ele informou ainda que o governo firmou pacotes com o empresariado para reduzir os impostos em diversas áreas e proporcionar o crescimento econômico. Segundo ele, a decisão foi simples e não necessita de alarde. "Ao invés de você jogar dinheiro fora, vamos aumentar o superávit e nós diminuímos a dívida que nós temos. Vamos pagar alguma coisa a mais que nós devemos."
Lula disse que os projetos previstos para o setor de infra-estrutura no ano que vem não vão sofrer nenhum prejuízo com o aumento da meta.

