São Paulo – O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, telefonou na quinta-feira (18) para o emir do Catar, Tamim bin Hamad Al-Thani. De acordo com informações da agência de notícias do Catar (QNA, na sigla em inglês), eles conversaram sobre formas de promover a cooperação bilateral, assim como temas regionais e internacionais de interesse comum.
Ainda segundo a QNA, Lula expressou solidariedade em razão do ataque que a capital do Catar, Doha, sofreu de Israel em 9 de setembro. Lula afirmou ao emir na conversa que qualquer violação à soberania do Catar poderia ampliar crises na região. Lula também reiterou seu apoio à solução de dois estados, Israel e Palestina, como única forma de encerrar o atual conflito. O emir agradeceu as manifestações em solidariedade ao Catar e seu povo.
Os dois chefes de estado já haviam conversado por telefone no começo deste ano, quando trocaram impressões sobre os 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países, ocasião em que Lula convidou Al-Thani a visitar o Brasil. O emir esteve no País, anteriormente, em novembro do ano passado, em rápida passagem pela Cúpula do G20, realizada no Rio de Janeiro. Lula, por sua vez, visitou o Catar em 2023.
Leia também:
Catar se candidata para sediar Olimpíadas 2036


