São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ontem (21) à noite, em Nova York, nos Estados Unidos, um prêmio do instituto de pesquisas Woodrow Wilson Center. A vitória política de Lula, na primeira eleição, em 2002, a melhoria das condições sociais da população no país e a redução da pobreza foram apontados pelo instituto como os principais motivos da homenagem ao presidente brasileiro. A homenagem chama-se Prêmio ao Serviço Público e foi feita no Hotel Waldorf Astoria.
No evento, foi apresentado um vídeo com a biografia do presidente brasileiro, onde foi relatada sua trajetória desde o chegada do Nordeste até a atuação como metalúrgico, a carreira política e a conquista da presidência do Brasil. “Quando começamos a botar dinheiro nas mãos de gente mais pobre, o varejo passou a vender tanto que não existe mais crise no crédito consignado no Brasil. Estamos num momento quase mágico na economia brasileira”, falou Lula em Nova York.
Foi a segunda homenagem que Lula recebeu em um pouco menos de dois meses, já que no começo julho ganhou o prêmio da Paz Felix Houphouët-Boigny, da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O instituto que premiou Lula ontem em Nova York é considerado um dos mais importantes em análises nos Estados Unidos. Ele foi criado como uma homenagem ao presidente norte-americano Woodrow Wilson, por serviços prestados à democracia.
Ontem também foi homenageado o empresário brasileiro Eike Batista, presidente do grupo empresarial EBX, e o norte-americano Rex Tillerson, presidente da Exxon Mobil Corporation. Lula foi bastante aplaudido pela platéia, composta de cerca de 300 pessoas, entre empresários, diplomatas e políticos, e recebeu elogios da presidente do Chile, Michelle Bachelet, e do empresário brasileiro, Jorge Gerdau Johannpeter, da Gerdau.
Lula é o primeiro político e o terceiro brasileiro a receber o Prêmio ao Serviço Público do instituto Woodrow Wilson Center. Antes do presidente brasileiro, foram premiados o jornalista Ruy Mesquita, diretor do jornal O Estado de São Paulo, e Zilda Arns, fundadora da organização cristã de ajuda às famílias pobres Pastoral da Criança. Lula tem 63 anos e cumpre o seu segundo mandato como presidente do Brasil. Foi também o fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), líder sindical atuante e combatente da ditadura militar.

