Da Agência Brasil
Buenos Aires – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acaba de ser recebido pelo presidente Argentino, Nestor Kirchner, no Salão Branco da Casa Rosada, onde terão encontro privativo para discutir agenda comum aos dois países.
Após o encontro, os presidente assinarão o Consenso de Buenos Aires, uma carta de intenções para política econômica que priorize as questões sociais. O documento está sendo apresentado como um contraponto ao Consenso de Washington.
A comitiva do presidente Lula é composta pelos ministros Celso Amorim, das Relações Exteriores; Márcio Thomaz Bastos, da Justiça; Antônio Palocci, da Fazenda; Anderson Adalto, dos Transportes; Roberto Rodrigues, Agricultur, e Dilma Roussef, de Minas e Energia.
Após a reunião com Kirchner, Lula seguirá para o Hotel Sheraton, onde encerra o seminário Integração da América do Sul: Desafios e Oportunidades. Antes de chegar à Casa Rosada, o presidente Lula prestou homenagem ao general José de San Martin. O soldado é um ícone da história Argentina.
“San Martin é uma referência não só argentina mais de todas as nações americanas”, disse o presidente Lula antes de depositar flores no Monumento do general, no centro de Buenos Aires. Segundo ele, o soldado foi um exemplo ao lutar pela liberdade do estado Argentino e de parte do continente americano.