São Paulo – O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que é hora de que o crescente peso de Arábia Saudita e Brasil seja reconhecido e que os dois países estão cada vez mais próximos e parceiros no Brics. Lula falou nesta quarta-feira (12) na abertura do fórum FII Priority, promovido pelo Future Investment Initiative Institute (FII Institute), da Arábia Saudita, no Rio de Janeiro.
“Este espaço confirma a consolidação de atores emergentes no debate econômico mundial, para além dos centros tradicionais. Já é passada a hora de reconhecer o crescente peso de países como a Arábia Saudita e o Brasil, sócios cada vez mais próximos e parceiros nos Brics”, disse Lula em seu discurso. Brasil é parte do Brics e a Arábia Saudita passou a integrar o grupo recentemente.
Lula disse que a escolha do Rio para sediar o evento sinaliza confiança no Brasil. “Estou aqui hoje para mostrar que o Brasil é digno dessa confiança. Sempre digo que a coisa mais importante para um investidor é a estabilidade. E isso o Brasil tem de sobra para oferecer”, afirmou. O presidente lembrou que o Produto Interno Bruto nacional cresceu 2,5% nos últimos 12 meses, que o País caminha para ser a oitava economia do mundo este ano e que as exportações somaram US$ 108 bilhões de janeiro a abril de 2024.
O presidente também reforçou o comprometimento do Brasil com a paz e o desenvolvimento sustentável. “Dialogamos e negociamos com todos os que possam e queiram contribuir para o progresso do país e do mundo. É esse o espírito das nossas presidências do G20 e dos Brics e da COP do Clima em Belém. O Brasil que vislumbramos é um gigante da sustentabilidade e um peso pesado da segurança alimentar”, falou Lula.
Arábia Saudita
O governo divulgou que o fórum reúne líderes e executivos em torno de uma agenda voltada a oportunidades de investimentos que propiciem crescimento sustentável aos países e que o encontro visa também estreitar relações entre o Brasil e a Arábia Saudita. Após reuniões com empresários árabes, Lula disse que considera alta a possibilidade do fundo da Arábia Saudita investir no Brasil.
Leia também:
Câmara Árabe apoia FII Priority no Rio de Janeiro
O presidente do FII Institute e governador do fundo soberano da Arábia Saudita, Yasir Al-Rumayyan, falou no evento sobre as áreas de interesse para investimento saudita no Brasil. “Estamos interessados em investir em tecnologia, energia renovável, mineração e espero que também em futebol. Considerando a população da Arábia Saudita, com 65% ou 70% com 35 anos de idade, uma das coisas que nós estamos interessados é recriar a questão do entretenimento também no esporte”, afirmou.