São Paulo – Orgulho da produção brasileira, dos investimentos e da capacidade de entregar produtos halal de “altíssima qualidade” foram algumas das afirmações que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (na imagem acima), fez na abertura do 2º Global Halal Brazil Business Forum, nesta segunda-feira (23), em São Paulo. Lula enviou uma carta para a inauguração do evento, que foi lida pelo presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Osmar Chohfi. O GHB é organizado em parceria entre a Câmara Árabe e a certificadora Fambras Halal.
Lula destacou que apenas em 2022 o Brasil o exportou US$ 17,74 bilhões aos países da Liga Árabe em uma corrente de comércio que ultrapassou US$ 32,7 bilhões. “Esses números refletem não apenas a confiança dos países árabes na qualidade dos produtos brasileiros, mas também a nossa capacidade de atender às demandas desse mercado tão dinâmico”, afirmou Lula.
O presidente lembrou ainda que o Brasil tem a “vocação” de oferecer aos muçulmanos, produtos halal “de altíssima qualidade” e citou o projeto Halal do Brasil, uma parceria entre a Câmara Árabe e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) com ações de capacitação, certificação e promoção comercial dos produtos halal brasileiros no exterior. “Com isso esperamos incentivar o empresariado a explorar outros segmentos do mercado halal de maior valor agregado, como cosméticos, medicamentos, itens de vestuário e alimentos processados”, disse. Durante a realização do GHB, empresas participantes do encontro têm a oportunidade de expor seus produtos halal.
Vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin lembrou, em vídeo enviado especialmente para o GHB, que a relação de Brasil e países árabes ganhou impulso nos governos anteriores de Lula (2003-2006 e 2007-2010). Em seus dois primeiros mandatos como presidente, Lula viajou aos países do Oriente Médio, do Norte da África e para nações de Ásia e África que são grandes consumidoras de produtos halal.
Tanto Alckmin como Lula destacaram o fato de o Brasil ser lar de imigrantes ou descendentes de mais de 11 milhões de árabes. Alckmin observou também que há uma sólida relação entre Brasil e nações árabes, que é “pautada por respeito e ganhos recíprocos”. O vice-presidente lembrou que o Brasil tem acordos de facilitação de investimentos com Marrocos e Emirados Árabes Unidos e afirmou que a produção halal reduz impactos ambientais, incorpora parâmetros éticos e de responsabilidade social em toda a cadeia produtiva. “Difundir a prática halal é fortalecer nossas economias com inovação, sustentabilidade e inclusão.”
Também em vídeo, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, disse que o fato de o Brasil ser o maior exportador de produtos halal é motivo de orgulho para o governo. “Em primeiro lugar, porque revela a força de nossos laços comerciais, mas também e talvez principalmente, porque revela que o esforço de aproximação cultural e humana promovido pela diplomacia brasileira décadas atrás rendeu frutos no presente”, disse.
“Como sabemos, a cultura halal não se limita a comida. Há um universo de produtos e serviços que devemos explorar. Destaco aqui os ramos do cosmético e da moda, com amplo potencial de crescimento entre os países muçulmanos”, completou. Mauro Vieira também se referiu aos participantes do fórum com a mensagem de que podem contar com o “trabalho incansável” do Ministério das Relações Exteriores na promoção dos laços humanos, culturais e comerciais entre o Brasil e os seus parceiros do mundo árabe e muçulmano”.
O GHB ocorre com apoio da International Halal Academy, Câmara Islâmica de Comércio, Indústria e Agricultura, União das Câmaras Árabes e Liga Árabe, e parceria do Governo Federal, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Ministério das Relações Exteriores e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Os patrocinadores são BRF, Marfrig, Minerva Foods, Laila Travel, Turkish Airlines, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Travel Plus, H2R Insights & Trends, World Logistic Passport (WLP), Banco ABC Brasil, Seara, Pão & Arte, Cristal Plus e Pamunã Alimentos.