São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (20), no Fórum das Grandes Economias sobre Energia e Clima (foto acima), que o Brasil tem o compromisso de reflorestar 12 milhões de hectares na Amazônia e que não há sustentabilidade num mundo em guerra.
Lula discursou no encontro online, que teve representantes de algumas das maiores economias mundiais, entre eles da Arábia Saudita. O fórum foi promovido pelos Estados Unidos e o presidente do país, Joe Biden, foi cumprimentado pelo presidente brasileiro pela realização.
Lula falou que a resposta ao desafio climático depende de ação coordenada entre os países e que o Brasil está fazendo sua parte e avançará ainda mais nos esforços para mitigar os efeitos da mudança do clima.
Ele disse que o Brasil voltará a reduzir o desmatamento da Amazônia. “Temos o compromisso de reflorestar 12 milhões de hectares”, falou. Segundo o presidente, o Brasil trabalhará com outros países amazônicos e com os que detêm florestas tropicais na África e na Ásia.
Após afirmar que os efeitos da mudança do clima agravam ainda mais a pobreza, a fome e a desigualdade no mundo, ele disse que o Brasil é defensor intransigente da paz entre os povos. “Não há sustentabilidade num mundo em guerra”, afirmou. “Além da paz, é urgente buscarmos uma relação de confiança entre os países”, disse.