Alexandre Rocha
São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs hoje (14), durante a cerimônia de abertura da 11ª Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), a criação de um "centro internacional de políticas para o financiamento do desenvolvimento" no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU).
"Cada ciclo histórico tem sua usina intelectual de referência estratégica. Desejamos que seja criado um centro irradiador de projetos e políticas inovadoras no combate à fome, à pobreza e aos gargalos do desenvolvimento" disse o presidente.
Ele sugeriu que, se criado, tal órgão receba o nome do economista brasileiro Celso Furtado, que foi homenageado na abertura da Unctad. "Ele (Furtado) encarna mais do que ninguém o espírito que levou à fundação dessa instituição (Unctad)", disse o secretário-geral da Unctad, embaixador Rubens Ricupero. O economista não esteve presente à cerimônia por problemas de saúde.
Lula acrescentou que, tal centro, vai ajudar "a construir uma nova agenda para o desenvolvimento em face dos desafios da globalização". "Globalização não é sinônimo de desenvolvimento. Mas a globalização pode ser um instrumento de desenvolvimento, desde que seus benefícios possam ser repartidos entre todos", concluiu o presidente.

