São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira (13) pela noite, na Base Aérea de Brasília, os brasileiros que estavam na Faixa de Gaza, na Palestina, e foram repatriados em um esforço do governo e da diplomacia do Brasil. Um grupo com 32 pessoas – 17 crianças, nove mulheres e seis homens, dos quais 22 brasileiros e 10 familiares palestinos – foi transportado ao Brasil em aeronave VC2 da Força Aérea Brasileira (FAB).
O governo denominou a iniciativa de “Operação Voltando em Paz”. Após aguardar por vários dias a autorização para sair de Gaza pela fronteira da Palestina com o Egito, em Rafah, os brasileiros tiveram passagem liberada no domingo (12) e puderam embarcar para o Brasil em território egípcio na segunda-feira (13). Além de Lula (foto acima), eles foram recebidos por uma comitiva de ministros e integrantes do comitê de acolhimento do governo federal.
“Hoje é um dia de alegria para o Brasil. A chegada desse décimo avião é o coroamento de um trabalho muito sério que a gente deve a muita gente”, disse o presidente, em referência a diplomatas, ministros, FAB e articulação para garantir o cuidado com os brasileiros, segundo nota divulgada pela assessoria da Presidência da República. Lula disse que o governo fará o que for possível para trazer familiares dos brasileiros que quiserem sair de Gaza.
O chanceler Mauro Vieira falou que agora o trabalho terá continuidade com as embaixadas em Ramallah, Tel Aviv e Cairo localizando outros brasileiros que estejam na região e queiram voltar ao País. O ministro das Relações Exteriores disse também que seguirá a atuação do País no Conselho de Segurança das Nações Unidas para encontrar uma solução diplomática negociada que crie um corredor e um pausa humanitários.
Segundo números divulgados pela Presidência da República do Brasil, desde o início do conflito no Oriente Médio, o governo já resgatou 1.477 passageiros e 53 animais domésticos da região, incluindo repatriados da Palestina e de Israel. Cerca de 150 militares e 37 profissionais de saúde se envolveram na logística da operação.