Alexandre Rocha
São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ontem (22), no Palácio do Planalto em Brasília, o ministro da Informação da Síria, Mohsen Bilal. O ministro está no Brasil como enviado do presidente do país árabe, Bashar Al-Assad. "Ele veio apresentar as felicitações do presidente Al-Assad ao presidente Lula por seu segundo mandato", disse à ANBA o embaixador da Síria em Brasília, Ali Diab.
Mas a conversa entre os dois foi além. De acordo com a Secretaria de Imprensa do Planalto, Lula falou de seu interesse no crescimento do comércio entre os dois países. As exportações do Brasil à Síria somaram US$ 200,7 milhões no ano passado, um aumento de 21% em comparação com 2005, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. As principais mercadorias vendidas em 2006 foram açúcar, café, automóveis, lubrificantes e soja em grãos.
Na outra mão, no entanto, o desempenho não foi o mesmo. As importações de produtos sírios somaram US$ 41 milhões, uma redução de mais de 25% em comparação com 2005. As principais mercadorias compradas pelo Brasil foram naftas para a indústria petroquímica, sementes de cominho e sementes de anis.
Durante a reunião, que contou com a participação do chanceler brasileiro, Celso Amorim, Lula falou também da importância de se dar seguimento às decisões tomadas durante a Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa), que ocorreu em maio de 2005 em Brasília. Representantes dos dois blocos vêm se encontrando regularmente para tratar de cooperação em diversas áreas. A próxima reunião de diplomatas vai ocorrer entre os dias 29 e 31 deste mês no Cairo, capital do Egito.
Ainda de acordo com a Secretaria de Imprensa, Lula aproveitou para agradecer a ajuda do governo sírio no esforço de retirada de cidadãos brasileiros do Líbano, quando dos ataques israelenses em julho e agosto do ano passado. Ele lembrou de sua viagem a Damasco em dezembro de 2003 e ressaltou o tamanho e a importância da comunidade de origem síria no Brasil, o que reflete os laços profundos entre os dois países.
Depois do encontro com Lula, Mohsen Bilal teve uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Segundo a assessoria de imprensa do parlamentar, foi uma visita de cortesia. À noite ele esteve em uma recepção organizada pela embaixada da Síria. Entre os presentes estavam o vice-presidente de Marketing da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Rubens Hannun, e o diretor da entidade, Sami Roumieh.
"É mais uma importante autoridade árabe que visita o Brasil, o que comprova a relevância do nosso país para o mundo árabe", disse o presidente da Câmara Árabe, Antonio Sarkis Jr. Hoje o ministro estará em São Paulo onde vai participar de um jantar com representantes da comunidade síria. Na quarta-feira, segundo o embaixador Ali Diab, ele fará uma visita à TV Bandeirantes.

