São Paulo – O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu pedido para que a Embaixada do Brasil na Líbia seja reaberta. A demanda veio do presidente do Conselho Presidencial da Líbia, Mohamed Al-Menfi, em reunião bilateral com o líder brasileiro em seu último compromisso antes de retornar ao Brasil da Etiópia, no domingo (18). Lula participou da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana no país.
De acordo com informações do Palácio do Planalto, o pedido será analisado pelo governo brasileiro. O Planalto informa que o Brasil instalou a Embaixada em Trípoli em 1974 e, ao longo da década de 1970, o relacionamento se concentrou na área econômica. Nos anos 1980 e 1990, as relações bilaterais perderam intensidade. A reaproximação teve início nos anos 2000, com o fim das sanções ao país determinadas pelas Nações Unidas.
Em 2014, na esteira da crise na Líbia iniciada em 2011, a Embaixada brasileira em Trípoli foi temporariamente transferida para Túnis, capital da Tunísia, situação que perdura até o momento. Ainda segundo o Planalto, o Brasil apoiou a assinatura, em 2015, do Acordo Político Líbio e a formação do Governo do Acordo Nacional.