Da redação*
São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu hoje (13) no Palácio do Planalto, de empresários representantes das federações das indústrias brasileiras, um documento contendo sugestões do setor para melhorar o desempenho da economia do país. As propostas foram elaboradas a pedido do próprio Lula.
De acordo com o presidente da Federação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, o documento elenca um conjunto de medidas de curto prazo que vão desde a área tributária, passando pelos setores de infra-estrutura, desenvolvimento regional e chegando ao problema do custo do capital e o spread bancário. Segundo ele, tais ações vão influir já na taxa de crescimento econômico do país em 2004.
Existem, por exemplo, as propostas de adequar os prazos de recolhimento de impostos, uniformização e simplificação da cobrança da Cofins e do PIS, além de idéia para desonerar os investimentos. Além disso, os empresários querem que o governo trabalhe na questão do spread bancário para reduzir o custo dos financiamentos.
Além do presidente Lula, estiveram no encontro o vice-presidente José Alencar, os ministros Antonio Palocci (Fazenda), Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Guido Mantega (Planejamento) e Luiz Dulci (Secretaria-geral da Presidência), além de 27 empresários.
Com Agência Brasil