São Paulo – O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, que está em visita ao Oriente Médio, participou neste domingo (17), em Ramallah, na Palestina, da cerimônia de outorga do título de membro honorário do Conselho dos Curadores da Fundação Yasser Arafat ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
Na Palestina, o chanceler brasileiro se encontrou com lideranças da Autoridade Palestina, como o presidente Mahmoud Abbas, o primeiro-ministro Mohammad Shtayyeh e o ministro das Relações Exteriores Riad Malki.
Segundo informações do Itamaraty, Mauro Vieira recebeu a homenagem a Lula das mãos de Shtayyeh (foto acima), que louvou a coragem do presidente brasileiro em defesa da Palestina. Em reunião, o primeiro-ministro e Mauro Vieira falaram da situação na Faixa de Gaza e sobre estratégias conjuntas para alcançar o objetivo de tornar a Palestina membro pleno das Nações Unidas.
Mauro Vieira foi recebido por Abbas em audiência de 20 minutos, onde também trataram da situação em Gaza. De acordo com o Itamaraty, o presidente da Autoridade Palestina agradeceu pelo histórico empenho e amizade do presidente Lula com a Palestina e pela coragem ao assumir o papel de referência global em defesa dos palestinos na atual crise. Também agradeceu o trabalho do governo brasileiro em apoio à admissão da Palestina como membro pleno da ONU.