Agência Brasil
Nova York – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (25) que pela primeira vez a Rodada Doha está perto de ser concluída. E acrescentou estar convencido de que ainda este ano será possível fechar o acordo. "Já houve mudança no comportamento de Bush (George W. Bush, presidente dos Estados Unidos) e sinto que a Europa está mais flexível", disse o presidente brasileiro.
As declarações foram dadas à imprensa em frente à residência oficial da chefe da missão brasileira na Organização das Nações Unidas (ONU), Maria Luíza Viotti, em Nova York, onde Lula esteve para a 62ª Assembléia Geral da ONU. Um dos entraves ao avanço da rodada é a redução dos subsídios agrícolas por parte dos Estados Unidos e a diminuição das tarifas de importação no setor industrial, por parte dos países em desenvolvimento.
Antes, Lula se reuniu com Bush por mais de uma hora e a Rodada Doha foi um dos assuntos discutidos por eles. "Os Estados Unidos estão dispostos a flexibilizar e isso é muito importante", reiterou. Para o presidente, as negociações têm que estar fechadas antes da eleições norte-americanas, que ocorrem no ano que vem. "O mundo não pode esperar as eleições americanas", disse Lula.

