São Paulo – O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, prestou solidariedade à Síria (foto acima) e à Turquia em função do terremoto que atingiu os dois países nesta segunda-feira (06). “Olhamos com preocupação para as notícias vindas da Turquia e Síria, após terremoto de grande magnitude. O Brasil manifesta sua solidariedade com os povos dos dois países, com as famílias das vítimas e todos que perderam suas casas nessa tragédia”, escreveu ele em uma rede social.
A Câmara de Comércio Árabe Brasileira também divulgou nota nas suas redes sociais lamentando e prestando solidariedade às famílias das vítimas do terremoto. “Desejamos recuperação aos feridos e desabrigados, e conforto àqueles que perderam seus parentes e lares”, publicou a instituição.
Um terremoto com magnitude de 7,8 alcançou a região central da Turquia e o noroeste da Síria. De acordo com a mídia internacional, na Turquia são mais de mil mortos e cinco mil feridos. Na Síria são 326 mortos e 1.042 feridos, segundo a agência de notícias oficial local, a Syrian Arab News Agency (Sana). Também há 147 mortos e 340 feridos em regiões controladas por rebeldes. O terremoto de magnitude 7,8 foi seguido por outro terremoto de magnitude 7,7. Os tremores foram sentidos em outros países como Líbano, Grécia, Israel e Ilha de Chipre, sem maiores danos.
A Síria tem uma grande comunidade de descendentes no Brasil e um forte fluxo de intercâmbio de viagens e contatos com o Brasil em função desses laços da imigração. A Síria foi um dos países visitados pelo atual presidente Lula no seu primeiro mandato, ainda no primeiro ano de governo, em 2003. Na última sexta-feira (03), a nova embaixadora da Síria em Brasília, Rania Al Haj Ali, entregou a Lula suas credenciais para atuar no País. Na ocasião, eles falaram sobre a importância da paz, a situação humanitária na região e comunidade síria no Brasil, segundo divulgado pelo Palácio do Planalto.