Da Agência Brasil
Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai viajar para os Estados Unidos e, na manhã de quarta-feira (23), dirá a mais de 300 empresários, em Nova York (EUA), que vale a pena investir em território brasileiro.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, que estará na comitiva presidencial ao lado de outros ministros, informou que "haverá um mutirão no sentido de dar informações à opinião pública e aos investidores".
De acordo com o ministro, será levado aos empresários americanos, canadenses e mexicanos um quadro positivo, com números que traduzem uma série de vitórias conquistadas pelo Brasil na economia, na área social e em investimentos. "Os números mostram que o Brasil voltou a crescer consistentemente", disse Furlan.
O encontro de Lula com investidores dos três países da América do Norte, adiantou Furlan, deverá ter o mesmo formato do que foi realizado em Genebra (Suíça), no início do ano, quando o presidente brasileiro falou a investidores europeus.
Furlan informou ainda que após a palestra, Lula participará de almoço com os empresários no hotel Waldorf Astoria. E à tarde abrirá o seminário "Brazil meets markets", além de participar do lançamento do serviço de remessas de recursos de brasileiros residentes no exterior, da Caixa Econômica Federal.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior também preparou um vídeo sobre a produção de bens de capital, indústria automotiva e aeronáutica, celulares e computadores. Cada participante receberá o Guia do Investimento no Brasil, com informações sobre os projetos brasileiros.
Em 2003, as exportações para os Estados Unidos cresceram 8,8% e para o Canadá, mais de 25%. O México, no ano passado, foi o sexto maior comprador de produtos nacionais, responsável por uma cifra de US$ 2,741 milhões.

