São Paulo – Dois edifícios residenciais da incorporadora e construtora Cyrela na capital paulista possuem lustres de cristais egípcios no saguão. Outros projetos que a empresa leva adiante Brasil afora também terão grandes lampadários com origem no país árabe. A responsável pelo fornecimento é a Crystal Asfour Brasil, braço brasileiro da fabricante egípcia de cristais e produtos de cristal Asfour Crystal, que vem conquistando espaço no mercado nacional de empreendimentos imobiliários.
Segundo o CEO e presidente da Crystal Asfour Brasil, Mohammed Darwich, a empresa fez o projeto de iluminação decorativa do hall e outros espaços dos prédios residenciais Cyrela On the The Parc by Yoo, do bairro de Moema, e Glass Art by Yoo, de Perdizes, ambos da Cyrela. Darwich entende que os projetos da construtora têm sintonia com a Asfour. “Muito mais do que um apartamento ou uma casa, eles entregam experiência aos clientes, então se encaixou muito no nosso perfil”, afirmou à reportagem da ANBA.
Além desses dois, a Asfour fornecerá para novos empreendimentos da Cyrela, inclusive fora de São Paulo, e já fez projetos de iluminação decorativa para outras construtoras no mercado nacional e nos demais da América Latina, como Colômbia e Chile. Darwich encontrou no setor imobiliário da região um segmento com boas perspectivas para os lustres de cristais egípcios. “É um mercado muito carente”, diz.
Ele conta que estar nesse mercado não implica apenas fornecer os lustres, mas fazer todo o design da iluminação decorativa e executar o projeto. O empresário relata que o lustre é feito artesanalmente e pendurado no teto para parecer que está flutuando, sem que os cabos apareçam. “Você olha para o teto e vê só os cristais flutuando”, diz. A mão de obra para fazer a instalação precisa ser especializada e de qualidade.
Leia também: Marca egípcia de cristal quer ganhar mercado no Brasil
Darwich também faz projetos de iluminação técnica para empreendimentos imobiliários no Brasil. Hoje ele opera no segmento com fornecedores chineses, mas pretende entrar mais forte no ramo e trazer para o mercado nacional os produtos de iluminação do Egito. Enquanto a iluminação decorativa fica visível e ajuda no embelezamento do local, com o uso de objetos como lustres ou abajures, a iluminação técnica alcança o ambiente de forma geral, com lâmpadas nem sempre aparentes.
Leia também: Mesquita recebe lustre de meia tonelada com cristal egípcio
Asfour no Brasil
A história de Darwich com a Asfour começou em 2016, quando o empresário passou a comercializar os produtos da marca no Brasil. A Asfour é uma empresa egípcia de presença internacional que produz desde peças de cristal até produtos finais, como lustres, luminárias de teto, parede, chão e mesa, além de objetos decorativos e presentes em cristais. Darwich, que é egípcio, hoje comercializa os itens na América Latina e, além dos negócios com os cristais, possui uma agência de turismo no Brasil, a EGP Viagens.
O empresário mantém uma loja Crystal Star na capital paulista, onde podem ser encontrados os produtos Asfour e Tiara, essa última uma marca adquirida pelo grupo egípcio. Além de vender os itens na loja física e fornecê-los sob medida tanto para projetos imobiliários como para outros segmentos, como o de brindes, os produtos são vendidos em marketplaces. Darwich relata que há uma demanda online muito grande para bolas de cristal para Feng Shui. “Estamos sempre entre os mais vendidos, viramos um gigante nesse nicho”, afirma o empresário.