Isaura Daniel
São Paulo – A M. Agostini, empresa que fabrica e distribui as garrafas térmicas Aladdin na América Latina, quer entrar nos países árabes. A indústria, com sede na cidade do Rio de Janeiro, vai concentrar a promoção da linha que desenvolveu para as exportações, a Orion, no mercado árabe em 2005.
A M. Agostini criou a marca Orion há um ano para vender em países onde não tem licença para comercializar os produtos Aladdin. A indústria carioca tem direito de utilizar a marca Aladdin, multinacional norte-americana, apenas na América Latina. No Oriente Médio, a Aladdin é distribuída por uma fábrica da Inglaterra.
Os produtos Orion e Aladdin, porém, são praticamente os mesmos. A linha Orion é composta principalmente por garrafas térmicas, como a Aladdin. A M. Agostini vai fabricar também com o nome Orion as lancheiras, cantis, garrafões térmicos e utensílios domésticos de vidro e cristal que já são produzidas para a Aladdin.
Os produtos da nova linha já chegam aos Estados Unidos, Inglaterra e México. A empresa começou a prospectar os mercados da França e Espanha no segundo semestre de 2004. "O nosso próximo foco é o mercado árabe", diz o diretor de exportações da M. Agostini, Álvaro Alberto Soares.
De acordo com Soares, a empresa vai estudar a melhor forma de entrar no mercado árabe. "Vamos buscar informações sobre clientes que possam ter interesse nestes produtos e possivelmente também participar de feiras na região", diz.
O diretor acredita que no decorrer do ano já vão ocorrer as primeiras entregas na região. "Temos informações de que os países árabes têm um consumo bastante razoável de garrafas e jarras térmicas e compram muito da Alemanha, que tem um produto de excelente qualidade", diz. Os produtos da M. Agostini são considerados top de linha no Brasil.
Aladdin na América Latina
A M. Agostini produz cerca de 830 mil produtos por mês, dos quais cerca de 750 mil são garrafas térmicas. Nestes números estão tanto os produtos Orion quanto Aladdin. De acordo com Soares, porém, a produção da Orion ainda é muito pequena.
Do total produzido pela indústria em sua unidade no bairro carioca de Inhaúma, 20% é exportado. Os produtos da Aladdin são vendidos pela empresa brasileira em todos os países da América Latina, exceto México, Suriname, Guiana e algumas ilhas do Caribe. Mesmo no Suriname, Guiana e ilhas, porém, os produtos chegam de forma indireta.
A Aladdin é uma empresa multinacional norte-americana e detém 35% do capital da M. Agostini. Além da fábrica brasileira, a Aladdin possui unidades industriais nos Estados Unidos, Austrália e Inglaterra. A M. Agostini foi fundada em 1938. No início ela apenas importava os produtos fabricados pela Aladdin nos EUA. Mais tarde, em 1948, a empresa abriu uma unidade industrial e começou a produzir também. As exportações começaram no início da década de 1950.
Contato:
M. Agostini
Tel: +55 (21) 3278-9724
aladdin.export@magostini.com.br
www.aladdin.com.br

