São Paulo – Para ampliar o cenário de empresas exportadoras do Brasil, a agência municipal de promoção de exportações e investimentos São Paulo Negócios e a Universidade Presbiteriana Mackenzie firmaram convênio que promove eventos de capacitação para exportação. A assinatura ocorreu em novembro, durante o workshop “Log Your Future”, sobre inovação em logística para exportação, no auditório da Universidade.
A parceira vem possibilitar que alguns serviços oferecidos pela Universidade sejam expandidos. “É um convênio amplo. Em conjunto com a São Paulo Negócios vamos identificar onde o Mackenzie pode assessorar projetos que auxiliem empresas a atingir um mercado exterior”, disse em entrevista à ANBA o professor Marcos Antônio de Andrade, do Grupo de Comércio Exterior do Mackenzie.
A Universidade espera que o convênio atenda áreas como logística. “Logística Internacional está no nosso radar e os professores podem contribuir. Entendo que é expertise do Mackenzie. Imaginamos que vai possibilitar um leque de possibilidades”, ponderou. O acordo é guarda-chuva para diversos projetos e tem validade de cinco anos. As ações devem ser definidas em encontros que ocorrerão no início do ano que vem.
Mercado árabe
Entre os trabalhos que podem ser impulsionados está o Sistema de Monitoramento do Ambiente Global de Negócios (SMAGN). “A ideia é: se você produz computador e gostaria de vender no mercado internacional, esse trabalho identifica potenciais compradores. Se existe empresa brasileira exportando para lá. Se não, quais são os entraves? Que característica tem esse mercado que pode aproximar o produto ao consumidor?”, declarou Andrade.
O primeiro ‘teste’ do SMAGN teve como alvo negócios em um país árabe. “Quando fizemos o primeiro exercício utilizamos coincidentemente, ou não, o Bahrein. Fizemos um simulado da viabilidade de produto relacionado a higiene para este país. Justamente para mostrar o que podemos oferecer a um mercado como este”, explicou o professor.
Andrade explica que o trabalho é feito sob demanda e tem potencial de atender interesse por qualquer país. A metodologia do sistema analisa o aspecto cultural, administrativo, geográfico e econômico. E qual o diagnóstico no teste com o Bahrein? “As proximidades foram maiores do que as distâncias. A questão geográfica tem um pouco de impedimento, mas no que diz respeito ao administrativo e econômico a proximidade foi maior”, concluiu Andrade.
A expectativa é que o convênio possa viabilizar o trabalho a um custo inferior ao do mercado. “Trazer para um ambiente que seja mais acessível, inclusive dando ideia de retorno de volume para aquele negócio. Oferecemos, geralmente, para associações como a Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos). E ela replica para empresas que vão atuar no negócio. A ideia é levar isso para um número maior, visando participação das empresas no comércio externo.”
Atendimentos gratuitos
Outro serviço que deve crescer é oferecido gratuitamente. “O núcleo de apoio fiscal, NAF-Comex, atende as micro e pequenas empresas na emissão do Radar, autorização necessária para realizar exportação e importação. Nós damos esse apoio de forma gratuita, em parceria com a Receita Federal”, explicou o professor sobre o atendimento feito por professores e alunos supervisionados.
A Universidade também vem trabalhando num projeto que diz respeito aos Correios. “Estamos implantando auxílio de importação pelo correio. A Receita flexibilizou essas importações em resolução que saiu este ano para fazer importação de forma mais simplificada para micro e pequenas empresas. Damos suporte para isso”, contou Andrade.
Como se inscrever?
Os serviços citados já estão disponíveis no Mackenzie. Para receber atendimento, basta entrar em contato com a equipe e agendar um horário. As atividades estão em recesso e voltam no início do mês de fevereiro de 2019.
Serviço
Mackenzie – Rua Maria Antônia, 163, mezanino, São Paulo, SP
(11) 2766-7028 / https://www.mackenzie.br/