Geovana Pagel
São Paulo – As exportações da Madeireira Uliana para o Catar e os Emirados Árabes Unidos cresceram 30% em um ano. A empresa, localizada em Tietê, no interior de São Paulo, vende portas maciças de madeira para a região desde o começo de 2005. Os dois países árabes já são responsáveis por 5% das vendas externas da empresa. As vendas da madeireira para o Oriente Médio são feitas por meio de distribuidores e representantes locais. Além das portas, a Uliana exporta batentes e guarnições.
“Os países árabes estão acostumados a adquirir produtos vindos da Europa e que exigem muita qualidade. Isto faz com que nos empenhemos cada vez mais para atendê-los”, destaca Arnaldo Uliana, responsável pelas exportações realizadas para o Oriente Médio. “Eu estive em Dubai em junho visitando várias construtoras e pude constatar que lá existe um mercado muito grande para as portas brasileiras, principalmente as de madeira maciça. A madeira nobre é muito valorizada”, destaca.
De acordo com Uliana, um dos grandes diferenciais para conquistar os compradores árabes foi, além da beleza exótica da matéria-prima brasileira, a tecnologia empregada na estufa de secagem da madeira. O equipamento da empresa é controlado por um sistema que mantém um nível de umidade específico, estipulado de acordo com a característica climática da região para onde o produto será enviado.
“Para exportar para o Oriente Médio, onde a temperatura pode ultrapassar 50 graus e a umidade relativa do ar é muito elevada, e garantir, ainda sim, que o produto não apresentará problemas, não pode haver falhas no controle de secagem”, destaca Arnaldo.
Mercado externo
A Uliana começou a exportar em 1994 e para conseguir conquistar públicos bastante exigentes teve que comprovar que era capaz de oferecer, além da beleza exótica da madeira brasileira, qualidade e pontualidade na entrega. “Para conseguir satisfazer os compradores americanos, europeus e do Mercosul, é necessário ainda oferecer medidas, modelos e tonalidades de madeira já usuais nestas regiões”, explica Arnaldo.
Hoje 90% da produção é exportada. Entre os principais mercados de destino estão Mercosul, Estados Unidos e países da Europa como Itália e Espanha, além de, mais recentemente, Oriente Médio. Os 10% restantes correspondem ao consumo do mercado brasileiro.
Sobre a Uliana
Criada em 1930, como uma pequena serraria na cidade de Jumirim, interior paulista. Em 1947 foi instalada no município de Tietê. Cresceu, conquistou novos clientes no Brasil e no mundo e hoje conta com parque industrial de 38 mil metros quadrados e fabrica mensalmente cerca de 12 mil portas além dos outros produtos. Gera 180 empregos diretos, mais 220 postos para as pessoas que trabalham na linha de montagem e pintura terceirizada.
A madeireira foi a primeira fabricante de portas do Brasil a conquistar o Selo Verde FSC. A Uliana comercializa madeira de acordo com todos os termos estabelecidos pela política ambiental do IBAMA e investe em iniciativas pioneiras para estimular o uso inteligente das reservas ambientais.
Uma delas foi ajudar a fundar o grupo “Compradores de Produtos Florestais Certificados” no Brasil, o terceiro maior grupo do mundo, de acordo com a rede internacional “Global Forest Trade And Network”. Além do brasileiro, há outros 13 grupos deste tipo, sendo que a maioria encontra-se em países desenvolvidos.
Contato
Site: www.mad-uliana.com.br
Telefone: +55 15 3285.8100

