Da redação*
São Paulo – A empresa petrolífera Maersk Oil Qatar quer dobrar sua produção dde petróleo no campo de Al Shaheen, no Catar, segundo informa o site árabe de notícias econômicas AMEInfo. A empresa atualmente produz no país 240 mil barris de petróleo ao dia e quer ampliar este total para 525 mil.
Segundo o site da empresa, a intenção é perfurar 160 poços de produção e injeção de água até 2011, além de implantar mais 19 plataformas em três áreas do campo, que cobre uma área de 2,2 mil quilômetros quadrados. A Maersk pretende alcançar o patamar de produção de 525 mil barris ao dia até o final de 2009.
Além de ampliar a produção petrolífera, a empresa também vai construir e operar unidades para gerar e transferir o gás associado à produção de petróleo para a Qatar Petroleum, que usará o produto em suas usinas.
A dinamarquesa Maersk Oil foi criada em 1962 para explorar a produção petrolífera na Dinamarca. A empresa começou a explorar e produzir petróleo no Catar em 1992, após assinar um acordo para explorar uma área marítima de 3,5 mil quilômetros quadrados no norte do Catar. Ela produz atualmente 550 mil barris de petróleo ao dia e 28,32 milhões de metros cúbicos de gás natural.
Além do Catar e da Dinamarca, a empresa também está presente na Argélia, Omã, Marrocos, Reino Unido Dinamarca, Alemanha, Noruega, Angola, Cazaquistão, Turcomenistão, Colômbia, Brasil e Suriname, com exploração terrestre e marítima.
*Tradução de Mark Ament

