São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira apresentou nesta quinta-feira (07) aos seus associados o plano de ações para 2019, que inclui a promoção de três fóruns, duas rodadas de negócios, dez missões e a participação em sete feiras, entre outras atividades. A entidade começa neste ano a implementar um planejamento estratégico com foco em 2028 e meta de transformar os países árabes de quinto a terceiro maior parceiro comercial do Brasil.
“Nesse novo planejamento estratégico temos muito claro o nosso propósito, que é conectar brasileiros e árabes para promover o desenvolvimento econômico, social e cultural”, disse o presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, aos empresários presentes. O presidente falou da importância de laços além dos comerciais para a solidez do relacionamento do Brasil com os países árabes. “Se tiver base social e cultural, aí perdura”, afirmou ele.
O ano terá atividades da Câmara Árabe em 11 países, além do Brasil. Já em março, a entidade participa da Anufood, em São Paulo, com importadores árabes. No mesmo mês será promovida uma mostra de fotografias de países árabes, também na capital paulista, e em abril lançado um comitê de mulheres empreendedoras brasileiras e árabes. Em maio será vez da entidade ter estande na feira de alimentos Apas Show, em São Paulo, com expositores árabes.
Também estão no calendário a promoção de um seminário sobre como investir nos Emirados Árabes Unidos, em maio, e de outro sobre as relações do Brasil com a Arábia Saudita, em junho, ambos em São Paulo. A feira de turismo Abav Expo, em setembro, terá a participação da entidade, que realizará um fórum Brasil-árabe sobre o varejo, no mesmo mês, na capital paulista. Entre os países para onde a entidade fará missões estão Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Kuwait, Omã, Egito, Sudão, Líbano e Síria.
Entre as feiras em países árabes nas quais a Câmara Árabe estará presente estarão a Gulfood, de alimentos, nos Emirados neste mês; a Feira Internacional de Argel, que é multissetorial e ocorre na Argélia em junho; a Beautyworld Middle East, de beleza, que acontece nos Emirados em abril, a Wetex, da área de sustentabilidade, em outubro nos Emirados; e a Arabian Travel Market, de turismo, que ocorre em maio nos Emirados.
O secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, deu detalhes sobre o calendário da entidade aos associados e destacou algumas iniciativas, como as ações na Arábia Saudita. “Vamos mostrar aos sauditas que o Brasil tem potencial (como fornecedor) muito além do frango e da carne”, disse Mansour. Será feita uma missão ao país e ao Bahrein, em abril. Está prevista também uma semana cultural sobre o Brasil na Arábia Saudita em setembro.
Mansour falou também que a entidade ajudará a abrir o mercado da Argélia para as empresas brasileiras e convidou os empresários a olharem para o potencial de países como o Catar, que sediará a Copa do Mundo em 2022, e para as oportunidades na Síria e no Líbano, principalmente na área de construção. Há ações previstas nos quatro países. “Se nos conectarmos vamos sim transformar o Brasil de quinto parceiro para terceiro parceiro”, disse.
O presidente da Câmara Árabe apresentou um panorama da atuação da entidade em 2018. No ano passado, foram somados 347 dias de trabalho de colaboradores e diretores em países árabes com promoção comercial, construção de acordos, ações culturais, entre outras. Foram visitados 16 dos 22 países árabes, e sete não árabes. Na Espanha, por exemplo, foi assinado acordo com a Associação das Câmaras de Comércio e Indústria do Mediterrâneo. Na Malásia e Indonésia, a entidade foi buscar aperfeiçoamento sobre o mercado halal.
O ano da entidade foi marcada por uma agenda cheia, com participação em feiras no Brasil e países árabes, promoção de workshops, seminários, palestras, rodadas de negócios e missões. Dois pontos altos foram a realização do Fórum Econômico Brasil-Países Árabes, em abril, na capital paulista, e a inauguração do escritório da Câmara Árabe na cidade catarinense de Itajaí, em maio. Do fórum participaram cerca de 800 pessoas, das quais cem de países árabes. Dos 50 painelistas, 28 eram árabes. O então presidente do Brasil, Michel Temer, falou no fórum.
O presidente da Câmara Árabe destacou o estudo que a entidade vem fazendo na área de segurança alimentar, o processo de implantação de certificação online, a elaboração de um novo plano associativo, e as ações de aproximação com o atual governo. Líderes da entidade já tiveram dois encontros com o vice-presidente Hamilton Mourão – em uma das reuniões ele ocupava interinamente a presidência – e apresentaram ao governo estudo sobre a importância e o potencial do mercado árabe nos próximos quatro anos.
A Câmara Árabe recebeu seus associados, além de convidados, para encontro pela manhã no Auditório Walid Yazigi, na sede da entidade. O evento foi seguido de uma palestra do economista e apresentador de televisão Ricardo Amorim.