São Paulo – O documentário “Constantino”, que conta a história da vida do bisavô do cineasta Otavio Cury, será exibido no auditório da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo, no dia 02 de outubro, às 19 horas. A sessão celebra os dez anos das filmagens na Síria, em 2009. Após o filme, haverá um bate-papo com o diretor. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas por este link. Na imagem acima, uma cena do filme.
“Constantino” tem duração de 80 minutos e é falado em português, inglês e árabe, com legendas em português. O filme foi lançado em 2012. “Este foi meu projeto mais longo e mais desafiador”, disse Cury à ANBA. A ideia do documentário surgiu quando o diretor foi à Síria, em 2001, e descobriu um livro de seu bisavô, “As obras completas de Daud Constantino Al-Khoury”, e decidiu traduzi-lo para o português. O livro foi traduzido três anos depois, mas ainda não foi lançado.
“Enquanto o 11 de setembro acontecia e o mundo se voltava contra o mundo árabe e islâmico, eu tentava me aproximar das minhas origens com a história de meu bisavô”, disse. Constantino foi jornalista, ator, poeta, e se tornou um personagem importante para sua época, com atuação em Damasco e Homs de 1880 a 1920. Ele fundou o primeiro jornal de Homs, que existe até hoje, e foi um grande colaborador do teatro sírio, sendo um dos primeiros a encenar peças no mundo árabe.
“Eu mostro o contexto político e histórico da época, mas me aprofundo nas camadas da poesia e da memória de minha família pelo personagem de meu bisavô”, explicou Cury. O filme, segundo ele, nasceu da vontade de traduzir o livro e conta esse processo de “busca labiríntica, com camadas do passado”. “Tudo se mistura, o tempo é o assunto do filme, a memória, a imigração”, elucidou.
Cury faz reconstituições de cenas de 2001, quando realizou sua primeira visita ao país, e encena textos do bisavô com atores sírios em ruínas de um teatro romano. “Faço uma leitura mais livre, em uma narrativa não linear sobre essa jornada poética de memória familiar”, contou.
Otavio Cury nasceu em São Paulo em 1971 e, além de “Constantino”, já dirigiu os documentários “Cosmópolis”, “História de Abraim” e “Como fotografei os Yanomami”.
Veja o trailer do filme:
Serviço
Constantino – sessão comemorativa e bate-papo com o diretor
02 de outubro, às 19 horas
Auditório da Câmara Árabe
Avenida Paulista, 283, 11º andar
Entrada gratuita
Inscrições aqui
(11) 3145-3200