Dubai – Dos turistas que vão a Dubai, 73,8% vão a lazer, seguidos por 13,9% que visitam amigos e parentes, e apenas 11,5% são viajantes de negócios, de acordo com dados do Dubai Tourism, órgão do governo local, divulgados neste domingo (22), na abertura da Arabian Travel Market 2018, feira do setor de turismo que vai até quinta-feira (25) no Dubai World Trade Centre.
O relatório mostrou que três em cada quatro visitantes eram famílias e casais; 14% dos viajantes estava desacompanhado; 8% estavam viajando com amigos e 3% eram colegas de trabalho viajando juntos. Visitas a amigos e parentes no ano passado tiveram duração média de 15,3 dias, queda de 2,1 dias em relação a 2016. Contudo, o tempo médio de permanência dos turistas em geral aumentou 0,3 dias, atingindo 6,2 dias. Cerca de 77% dos viajantes optaram por ficar em acomodações pagas em 2017, em vez de permanecer com amigos e familiares.
Entre os pontos turísticos, o shopping Dubai Mall continuou sendo o local mais popular da cidade, atraindo 97% dos visitantes, seguido pela Fonte de Dubai, que recebeu 81% dos turistas, e os distritos cultural e histórico, que tiveram visitas de 63% dos viajantes, de acordo com relatório anual do Dubai Tourism.
Em 2017, Dubai recebeu 15,8 milhões de visitantes, um crescimento de 6,2% em relação ao ano anterior. A Índia foi o principal emissor, com 2,1 milhões de visitantes, seguida pela Arábia Saudita (1,5 milhão), Reino Unido (1,3 milhão), China (764 mil) e a Rússia (530 mil).
O Dubai Tourism informou que cerca de 99,4% dos visitantes entrevistados pela pesquisa disseram estar “felizes” ou “extremamente felizes” com sua experiência em Dubai, sendo que 69,1% se enquadram na última categoria, ultrapassando a pesquisa de satisfação de 2016.
Arabian Travel Market
A feira Arabian Travel Market completou 25 anos e hoje movimenta US$ 2,5 bilhões em negócios da indústria de turismo, atraindo 2.500 expositores de 153 países e mais de 28 mil visitantes.