São Paulo – A feira de calçados Couromoda, que segue até amanhã (15) em São Paulo, está rendendo novos pedidos do mercado árabe para as empresas brasileiras. A companhia gaúcha Biondini, de sapatos femininos, fechou uma encomenda de cinco mil pares para um distribuidor da Argélia. Já a Magia Teen, de São Paulo, vai enviar dois mil pares para Arábia Saudita.
O pedido argelino de cinco mil pares foi considerado muito bom pelo diretor da Biondini, Anderson Spier. “Essa é a primeira vez que fechamos um pedido da Argélia”, disse ele, que espera concretizar o negócio até o final do evento. As sandálias e sapatos fechados encomendados pelo distribuidor argelino foram bem diversificados. Segundo o diretor de vendas da Biondini, Paulo Junior, as mulheres árabes gostam de sapatos mais arrojados.
No ano passado, Junior participou da Expo Riva Middle East, em Sharjah, nos Emirados Árabes. “Procuramos um distribuidor no mercado árabe, mas ainda não achamos”, disse o gerente. “É um mercado que estamos querendo entrar”, acrescentou. Segundo ele, a Biondini já chegou a exportar para os Emirados, Líbano, Omã e Arábia Saudita. “O mercado árabe está voltando agora (a procurar o Brasil) por causa do câmbio”, afirmou.
Com a valorização do real frente ao dólar, os calçados brasileiros estavam perdendo a competitividade no mercado externo devido ao preço elevado. “O preço é uma questão fundamental para os árabes”, disse Junior, que espera retomar as vendas para o mercado árabe este ano.
A Biondini, que tem sede em Três Coroas, no Rio Grande do Sul, foi fundada em 2003 e emprega 110 funcionários. Com uma produção diária de 900 pares, a empresa exporta cerca de 15% dela para mais de 15 países. Para aumentar as vendas no mercado externo, a companhia costuma participar de feiras em Milão, na Itália, e Hong Kong. No ano passado, na Fashion Access, em Hong Kong, a empresa brasileira ganhou um prêmio de melhor design de sapato da feira.
A outra companhia brasileira que fechou pedido com comprador árabe foi a Magia Teen, que está há um ano e meio no mercado e pertence ao Grupo Kidy, de calçados infantis. De acordo com o gerente de exportação da empresa, Cristiano André Vieira Rosa, o negócio realizado com a Arábia Saudita vai ser a primeira venda da Magia Teen para um país árabe. A marca Kidy, porém, já é exportada para outros países árabes.
O pedido saudita de dois mil pares foi basicamente das linhas de sapatilhas feminina. Rosa com preto, roxo, vermelho, branco e preto estão entre as cores dos calçados selecionados pelo comprador. “O mercado árabe é extremamente importante”, disse o gerente, que também atendeu um cliente do Egito durante a feira.
A Kidy, que tem sede em Birigui, interior de São Paulo, está no mercado há 18 anos e produz 20 mil pares de calçados por dia. O grupo exporta cerca de 10% de sua produção para 40 países. A Magia Teen, que foi criada para o público adolescente feminino, hoje representa 25% da produção do grupo, que também conta com a marca Athletic Sports, de calçados esportivos.

