Marina Sarruf
São Paulo – Cada vez mais brasileiros se interessam por aprender o idioma árabe em São Paulo. Há três anos o Centro Cultural Árabe Sírio oferece cursos gratuitos da língua, que é uma das mais antigas do mundo. No início eram apenas 40 alunos, uma sala e um professor. Atualmente, já são 450 alunos, quatro salas e três professores.
De acordo com o diretor do Centro Cultural Árabe Sírio, Mohamad Al Kaddah, um fato curioso é que a maioria dos alunos que procuram o curso são brasileiros que não têm qualquer descendência árabe na família. "São mais ou menos 80% de brasileiros sem descendência e 20% de descendentes", afirmou.
Para Kaddah, existem três principais motivos para que essa demanda de alunos aumente a cada ano. O primeiro é a expansão da língua árabe no mundo, que atualmente já é uma das mais faladas. O segundo, a crescente expansão das relações comerciais dos países árabes com as outras nações. "É um mercado que está se abrindo e as pessoas se interessam em aprender a língua árabe para se aproximar comercialmente", disse o diretor.
Outro fator é o interesse intelectual de cada um, que segundo Kaddah, é o motivo pelo qual a maioria dos alunos procura o Centro Cultural Árabe Sírio. O idioma, de acordo com Kaddah, é uma das línguas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU).
A idade dos alunos varia entre 18 e 25 anos, mas também há pessoas mais velhas no curso. No início, era oferecido apenas um período (horário), com aulas duas vezes por semana e duração de dois anos. Atualmente, são 10 períodos, com aulas de segunda a quinta-feira com três anos de duração. "Já estamos saturados. Se houver mais demanda não sabemos como vamos fazer", afirmou Kaddah.
Para garantir uma boa fluência e escrita na língua árabe, a instituição conta com professores sírios, que são enviados pelo governo do país árabe exclusivamente para ensinar o idioma aos brasileiros. "Somos uma repartição do governo sírio. A entidade é mantida pelo Ministério da Cultura da Síria", afirmou Kaddah, que também veio ao Brasil especialmente para dirigir a entidade.
Segundo o diretor, o objetivo da instituição é propagar a cultura árabe no Brasil. "A Síria conta com quatro Centros de Cultura Árabe no mundo, entre eles o de São Paulo", disse Kaddah. Os outros estão em Paris, Madri e no Irã. O Centro Cultural Árabe Sírio de São Paulo foi fundado em 1980.
Além de cursos de árabe, o Centro Cultural oferece cursos de danças folclóricas, exibição de filmes árabes, exposição de arte, conferências intelectuais e uma biblioteca com 14 mil livros de história, literatura, direito, ciência, sociologia, filosofia, entre outros. A entidade também é procurada por pessoas interessadas em saber mais informações turísticas sobre a Síria.
Interessados
As inscrições para o curso de árabe começam em fevereiro na própria sede da entidade. As aulas iniciam no mês de março em dois períodos, das 17hs às 19hs e das 19hs às 21hs.
Contato
Centro Cultural Árabe Sírio
Endereço: Rua Augusta, 1053 – São Paulo
Telefones: +55 (11) 3259-4727 ou +55 (11) 3259-4880

