São Paulo – O mundo árabe tem 367,5 milhões de linhas de telefonia celular, de acordo com comunicado divulgado na quinta-feira (08) pelo Arab Advisors Group, empresa com sede na Jordânia que faz pesquisas sobre os mercados de tecnologia, mídia e telecomunicações. Isso indica que há mais de uma linha por pessoa, pois a população da região é de 360,7 milhões, segundo a ONU.
O dado faz parte de um relatório divulgado recentemente pela consultoria que compara números do final de 2011 com março de 2012. O total de assinantes cresceu 1,5% no período, de acordo com o comunicado.
“O Arab Advisors Group acredita que o rápido crescimento do número de linhas é devido ao aumento do apelo dos pré-pagos”, disse o analista sênior da companhia, Mohammed Al-Shawwa, segundo a nota.
Os serviços pré-pagos dominam os mercados da região. “No final de março de 2012, 18 operadoras tinham uma base de 90% de clientes pré-pagos”, declarou Shawwa.
De acordo com o analista, o mercado de celulares está muito à frente do de linhas fixas na região. “No final de 2011, o percentual de penetração de celulares estava em 103,2%, comparado a 9,7% de penetração das linhas fixas”, afirmou.
O relatório reúne dados de 52 operadoras em 19 dos 22 países árabes. As três maiores em número de assinantes atuam no Egito: Vodafone Egypt, Mobinil e Etisalat Misr.

