Marina Sarruf
São Paulo – O estande da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB) na Transnacional, feira de comércio exterior que começou ontem (18) e vai até amanhã (20) em São Paulo, recebeu, no primeiro dia do evento, visita de representantes de mais de 10 empresas interessadas em negociar com o mercado árabe.
De acordo com Hans Lazarte Lima, auxiliar de comércio exterior da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), a maioria das empresas procura informações sobre produtos que os países árabes têm interesse em importar.
“Muitos empresários vêm aqui procurar por contatos de empresas árabes ou querem conhecer os serviços prestados pela Câmara”, disse Lima. Outro assunto bastante comentado foi a delegação de empresários argelinos que vai chegar ao Brasil no dia 26.
Entre as companhias presentes no estande, estiveram a Cipatex, grupo que oferece laminados sintéticos, as tradings Columbus, HDL e Quanta Brasil e a consultoria Attends Consulting.
O diretor de exportação da Quanta Brasil, Adalberto Milori Jr., explicou que o foco de sua empresa este ano é a exportação de móveis. “Nosso interesse ao fazer contato com a Câmara Árabe é identificar entre os países da região as necessidades que eles têm dos mais diversos produtos”, disse Milori. “O mercado árabe tem muito potencial, é um mercado que promete grandes negócios, não só de commodities, mas também de produtos para consumo. Pretendemos entrar de maneira firme neste mercado”, acrescentou.
Outra empresa interessada em negociar com o mercado árabe é a Attends Consulting, que já exporta açúcar e madeira compensada para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O diretor da empresa, Barry Williams,disse ter interesse exportar couros de bovinos, ovinos e caprinos, óleos vegetais e extrato de tomate para a região.
Williams afirmou ainda que sua empresa quer levar para a região uma linha de bijuterias e de moda praia, que contém biquínis, tops, cangas e acessórios. Outro interesse é na venda de cosméticos, sabonetes, hidratantes e loções, todas desenvolvidas com aromas típicos brasileiros.
Potencial extraordinário
O secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do estado de São Paulo, João Carlos Meirelles, participou da abertura da Transnacional. Em entrevista à ANBA, ele disse ter expectativas “extraordinárias” em relação ao mercado árabe.
“O Brasil é um país árabe”, afirmou Meirelles, referindo-se à enorme colônia árabe que vive no Brasil. Ele disse ainda que atualmente o governo de São Paulo trabalha junto com a CCAB para aumentar o fluxo de comércio com os países árabes. “O trabalho que a Câmara vem fazendo é muito importante e oportuno no momento”, acrescentou Meirelles.
No discurso de abertura da Transnacional, o secretário afirmou que é preciso dar um passo muito sólido para ampliar as exportações em geral, e que o estado de São Paulo está tomando medidas necessárias para desenvolver ainda mais sua infra-estrutura de logística nos portos, rodovias, ferrovias e hidrovias.
O secretário enfatizou ainda que só as exportações do estado de São Paulo cresceram 39,9% de janeiro a julho deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. E para aumentar ainda mais as exportações, Meirelles falou da necessidade de ampliar a rodovia dos Tamoios, que liga o Vale do Paraíba ao litoral norte do estado, o porto de São Sebastião e o porto de Santos.
“A exportação passou a ser decisiva para o Brasil e o governo de São Paulo mergulhou de cabeça para tratar dos assuntos de comércio exterior”, afirmou Meirelles no final de seu discurso.

