São Paulo – A Feira Internacional de Argel, que ocorre na capital argelina até o dia 4 de junho, já rendeu mais de 120 contatos comerciais para as seis empresas brasileiras que estão expondo no estande da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Estão na mostra a construtora Andrade Gutierrez, a Promodenta, de equipamentos médicos e odontológicos, a Tigre, de tubos e conexões, a Madêmer Madeiras, de portas, a Alibra Alliance, de laticínios, e a Biagio Turbos, de autopeças.
“A feira está bastante movimentada e cada empresa realizou em média 20 contatos comerciais por dia e muitos com possibilidade de fechar negócios ainda durante a feira”, disse Filipe Ferraz, assistente de Marketing da Câmara Árabe. Além disso, o evento garantiu 36 contatos para a própria entidade. "O Brasil já é bastante conhecido como fornecedor de alimentos e construção civil no país, mas também recebemos procura por equipamentos médicos e maquinário”, completou Ferraz.
Em paralelo à feira, o vice-presidente de Marketing da Câmara Árabe, Rubens Hannun, Ferraz e a a assistente de Comércio Exterior da entidade, Nadia Abdallah, participaram de reuniões com empresas e entidades do país, entre elas a Algus Corporation, companhia de desenvolvimento de mercado, e a Nord-Sud Ventures companhia de mídia que também atua com consultoria e intermediação de investidores no país.
“As duas companhias auxiliam empresas estrangeiras a se estabelecerem no país, faz tradução de documentos e estudo de mercado. Eles falaram sobre a importância da participação em feiras setoriais que não são abertas ao público e missões comerciais focadas em setores específicos”, disse Ferraz. “Elas também destacaram a importância da presença da empresa no país, por meio de representante ou escritório local, pós feira”, completou Ferraz.
Segundo ele, há muitas oportunidades no setor de construção civil na Argélia, com um projeto de investimentos em infraestutura que prevê a construção de 11 novos portos que irão demandar muitos investimentos. “Tão importante quanto participar da feira é entender como funciona o mercado argelino para melhorar a participação das empresas brasileiras no país”, destacou.
Eles também visitaram a Algérie Presse Service (APS), agência de notícias do governo argelino que é parceira da ANBA. Na noite de domingo participaram de um jantar oferecido pela Embaixada do Brasil na Argélia em homenagem aos empresários brasileiros que estão em Argel.
Hoje, Ferraz e Nadia irão participar de reuniões na Câmara de Comércio da Argélia e com o diretor-geral da Alfândega para entender melhor as normas e leis de importação e exportação do país e obter novos contatos.
A feira
O estande da Câmara Árabe na Feira Internacional de Argel tem 150 metros quadrados para exposição de produtos e catálogos. A mostra deve receber 1.635 expositores, sendo 1.081 internacionais de 45 países. Como o evento é aberto ao público em geral, são aguardados 950 mil visitantes.

