São Paulo – A maior feira de alimentos do Oriente Médio, a Gulfood, vai contar mais uma vez com a participação brasileira. Nesta edição, que vai de 27 de fevereiro a 02 de março, em Dubai, vão participar mais de 30 empresas brasileiras. São sete associações setoriais que vão levar fabricantes de carnes, frango, chocolates, biscoitos, balas, café, leite, frutas, sucos e massas.
A Gulfood terá no total 3,8 mil expositores de 80 países. A organização espera receber 55 mil visitantes de mais de 100 países. As associações brasileiras que vão participar da feira têm parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
A União Brasileira de Avicultura (Ubabef), por exemplo, vai levar cinco empresas: Unifrango, Diplomata, Copacol, Globo Aves e Superfrango. Os países árabes são o maior mercado das exportações brasileiras de carne de frango. No ano passado, as vendas externas para os árabes somaram US$ 2,23 bilhões, um aumento de 13% em relação a 2009. Foram embarcadas 1,365 milhão de toneladas.
O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) vai para feira de Dubai pela segunda vez. A entidade vai levar quatro empresas: Aurora, Catafesta, Galiotto e Irmãos Molon. As empresas fazem parte do projeto “Grape Juice of Brazil”, que tem como objetivo promover o suco de uva 100% natural brasileiro. Com exceção da Aurora, as demais empresas vão participar da Gulfood pela primeira vez.
De acordo com informações divulgadas pelo Ibravin, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional está patrocinando a participação das empresas na Gulfood. O estande do Ibravin vai ficar no mesmo espaço do Instituto Brasileiro de Frutas.
Além da carne de frango, o Brasil também vai promover a carne bovina, pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), que realiza a cada edição um churrasco brasileiro na feira.
As empresas de balas, chocolates, biscoitos e café vão estar junto com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos (ANIB).
Na edição da Gulfood do ano passado, as empresas brasileiras fecharam negócios no valor de R$ 30 milhões.