São Paulo – Os sapatos da empresa brasileira Via Uno, que tem sede no Rio Grande do Sul, estão cada vez mais presentes no mercado árabe. A companhia, que já tem lojas nos Emirados Árabes Unidos e na Jordânia, vai abrir em fevereiro um ponto-de-venda na Síria e está estudando também a abertura no Kuwait e no Egito. “Com isso, a marca vai começar a se consolidar no mercado árabe. Antes, as lojas [que vendiam Via Uno] eram multimarcas. Com a abertura das lojas, a gente começa a se estabilizar no mercado”, afirmou à ANBA o gerente de exportação da empresa, Jadir Bergonsi.
A Via Uno, que está com um estande na Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes (Francal), em São Paulo, já está presente em quase todo o mercado árabe. “É um mercado com muito potencial e que tem muito dinheiro”, disse Bergonsi. Segundo ele, existe uma facilidade muito grande para se abrir empresas no Oriente Médio e, além disso, os países do Golfo Arábico têm uma boa infra-estrutura.
Os sapatos da Via Uno mais exportados para os árabes são aqueles com mais brilho, pedras e strass. De acordo com o gerente de marketing da empresa, Paulo Kieling Filho, as mulheres árabes adoram estar arrumadas e bem vestidas. “Elas são grandes consumidoras de moda”, disse. Para este ano, a empresa prevê um crescimento de 20% nas vendas para a região. “E para 2009, acreditamos que também podemos aumentar em mais 20%”, afirmou o gerente de exportação.
Na feira, o estande da Via Uno recebeu visitantes de Dubai, Kuwait, Argélia, Arábia Saudita e Líbia, sendo que os dois últimos não eram clientes da empresa. De acordo com Bergonsi, a maioria veio para olhar a nova coleção de verão para depois fechar pedidos. A aposta da empresa para próxima estação está nos sapatos das cores rosa, lilás, amarelo, verde e degradê. O verniz de vários tipos também está presente na coleção da Via Uno, desde os lisos até os estampados.
A companhia gaúcha, que produz 8 milhões de pares ao ano, exporta 50% de sua produção. Seus produtos são embarcados para mais de 90 países.
Árabes na feira
Além da Via Uno, outras empresas brasileiras receberam clientes e visitantes de países árabes na Francal. A Dakota, por exemplo, que já exporta para os Emirados, Catar, Arábia Saudita e Kuwait, recebeu potenciais compradores do Líbano, Jordânia, Egito e Kuwait. Segundo o gerente de exportação da empresa, Cristiano Körbes, os importadores do Kuwait e do Líbano ficaram bem interessados nos calçados da empresa. “Acredito que vamos ter retorno”, disse.
A Dakota já exporta para o mercado árabe há 14 anos e está prospectando novos países no Oriente Médio e Norte da África. “É um mercado cativo do Brasil. Somos um fornecedor reconhecido. Eles gostam de comprar da gente e gostam de negociar com os brasileiros”, disse Körbes. Segundo ele, o mercado árabe sempre será um mercado importante para a indústria calçadista do Brasil.
Os principais sapatos da empresa exportados para a região são as sandálias femininas. “As que são mais confortáveis”, acrescentou o gerente. Segundo ele, das exportações da Dakota, 20% são destinadas ao mercado árabe.
O maior estande da feira, com 1,3 mil metros quadrados, da Azaléia, também recebeu distribuidores de Dubai, Arábia Saudita e Egito. “São clientes que compram Azaléia e fazem a distribuição para todo Oriente Médio”, disse o gerente de exportação da empresa, Camilo Gehrke. Segundo ele, não foi fechado nenhum pedido na feira, pois eles vieram para conhecer a nova coleção. “Com certeza vai sair pedido, porque eles já são nossos clientes há anos”, acrescentou.
O mesmo procedimento ocorreu com a Grendene, que recebeu clientes de Dubai e do Kuwait. “Eles vieram para ver a coleção e vão fechar pedidos depois”, afirmou o coordenador de exportação para países do Norte da África, Artur Bonotto. Segundo ele, além dos clientes, também vieram outros visitantes árabes. No entanto, como a Grendene trabalha com exclusividade, não foram fechados novos negócios. O último cliente árabe da empresa foi contatado na Feira Internacional de Trípoli, na Líbia, que teve a presença da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.