São Paulo – A empresa paulista Novo Mel, acaba de fechar a segunda venda de mel orgânico para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O embarque foi feito esta semana, via Porto de Santos, para uma rede de supermercados de produtos orgânicos no emirado.
O primeiro pedido foi fechado em maio do ano passado, mas o embarque só foi possível em dezembro porque o registro do produto demorou quatro meses. “Sofremos um pouco com a questão burocrática, mas esse segundo embarque confirma que estamos no caminho certo”, disse Carlos Rehder, responsável pelas exportações da empresa.
“Estamos trabalhando para fechar contratos de longo prazo e para exportar mel envasado, com valor agregado, que acaba sendo um processo mais complicado do que fechar vendas esporádicas de mel a granel", afirmou. "Já temos outros dois contatos quentes na região e, se tudo correr bem, devem ocorrer novos contratos ainda nesse ano”, destacou Rehder.
Segundo ele, o contato com o primeiro distribuidor árabe foi feito pelo departamento de Comércio Exterior da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. “Exportar mel para o mercado árabe é bem difícil. Precisa desenvolver o produto, conquistar a confiança do importador e não ter pressa em vender logo”, explicou Rehder.
A Novo Mel já participou de duas edições da Gulfood, feira de alimentos realizada em Dubai, e aproveitou para visitar os importadores. Os produtos da empresa já são comercializados em três supermercados de orgânicos no emirado, sendo um deles no Dubai Mall, o maior shopping local.
A empresa processa entre cinco e sete toneladas de mel por mês, emprega 15 funcionários e comercializa diversos sabores, como eucalipto, silvestre e laranja. Para Dubai, são embarcados o mel silvestre e o de eucalipto.
Do total da produção da empresa, cerca de 10% é destinado ao mercado externo. De acordo com Rehder, a meta é que este número chegue a 50% em cinco anos. Além dos Emirados, a Novo Mel exporta para Estados Unidos, Canadá, Angola, China, Cingapura, Japão e México. A matéria-prima é comprada de apicultores e processada pela indústria.
Subindo
De acordo com informações divulgadas na segunda-feira (26) pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no mês de março o Brasil exportou 2,4 mil toneladas de mel, com receita de US$ 6,92 milhões. Em relação ao mês anterior, esses números representam aumento de 92% na quantidade e de 96% no valor. O preço médio pago pelo produto foi recorde, US$ 2,87 por quilo, aumento de 2,1% em relação ao mês anterior e de 19,6% no comparativo com março do ano passado.
Os Estados Unidos foram o principal destino das exportações, respondendo por mais da metade da receita total. A Alemanha foi o segundo mercado e o Reino Unido o terceiro.
De acordo com o coordenador nacional de apicultura do Sebrae, Reginaldo Rezende, o crescimento contínuo das exportações verificado desde o fim de 2009 ocorreu devido aos baixos estoques internacionais. “Pelo terceiro ano consecutivo, a produção Argentina será negativamente afetada pela seca que já atinge 90% desse país. Em 2009, os EUA colheram a sua pior safra de mel da história, inferior a 55 mil toneladas”, explicou.
São Paulo foi o estado brasileiro que mais exportou, seguido do Rio Grande do Sul, Ceará e Piauí.
Contato
Novo Mel
Site: www.novomel.com.br
E-mail: novomel@novomel.com.br
Telefone: +55 (11) 3721-5693

