São Paulo – A indústria de sapatos femininos Maruá, de Sapiranga, no Rio Grande do Sul, está investindo na conquista de novos clientes no exterior e os países árabes são considerados potenciais pela marca. Entre os planos para continuar investindo na internacionalização dos produtos em 2011 está a provável participação na Micam, maior feira mundial de calçados, que ocorre anualmente em Milão, Itália, e na edição desse ano reuniu 1.597 expositores, além de visitantes do mundo todo, inclusive árabes.
"Ainda não fizemos nenhum contato com importadores da região, mas estamos muito interessados em divulgar nossa marca no mercado árabe", afirma o responsável pelo departamento de comércio exterior da Maruá, Eduardo Bernardes. "São países ricos e com alto poder de compra que certamente devem se interessar pelos nossos produtos", completa Bernardes, que foi contratado pela empresa para abrir novas frentes no exterior.
Segundo ele, a Maruá foi fundada em 1993 para produzir calçados femininos destinados exclusivamente ao mercado externo, para marcas famosas como Cole Haan e Franco Sartro. Em 2004, a empresa tomou a decisão de ingressar no mercado como marca própria, criando modelos mais sofisticados, que inicialmente também eram todos enviados para o exterior. As vendas no mercado interno iniciaram há cerca de três anos.
Hoje, dos 2.500 pares produzidos mensalmente, metade vai para o mercado externo, principalmente para Inglaterra e Estados Unidos. A Maruá gera 300 empregos diretos na fábrica, que funciona com três linhas de produção. "Tem clientes que exigem uma produção maior e diferenciada", destaca Bernardes. As vendas externas são feitas por meio de agentes e distribuidores. No mercado interno, as vendas são diretas aos lojistas.
Atualmente os calçados da marca Maruá são comercializados para vários países em todos os continentes. Além disso, a indústria segue com a produção para marcas como BCBGirls, Maxazria, Ralph Lauren, River Island, Faith e DKNY.
Para garantir as vendas de cada nova coleção que apresenta ao mercado, a indústria costuma participar de feiras internacionas como a Couromoda e Francal, ambas em São Paulo, e do Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC ), em Gramado. "As feiras costumam ser excelentes vitrines. Apenas no último ano essas três feiras renderam contatos com novos clientes na Rússia, Venezuela, Portugal, Nigéria, Romênia, Itália e Paraguai", conta.
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Site: www.marua.com.br
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