São Paulo – A capital do Amazonas, Manaus, vai sediar o Congresso Mundial do Teatro no próximo ano e o presidente do Instituto Internacional do Teatro (ITI), Mohammed Saif Al-Afkham, esteve na cidade na última semana para os preparativos do evento. Afkham é dos Emirados Árabes Unidos e está à frente da instituição, braço da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) na área. O encontro deve receber profissionais das artes cênicas do mundo todo, inclusive dos países árabes.
Afkham esteve em Manaus liderando equipe avançada do ITI composta também por profissionais de países como Sudão, Burkina Faso, Chipre e Suíça. De acordo com informações do escritor Márcio Souza, presidente do Conselho Municipal de Cultura, foi a primeira visita Afkham no Brasil. No Amazonas, ele visitou espaços destinados às atividades do congresso e atrações turísticas locais, como o encontro das águas, local onde os rios Negro e Solimões se encontram, e o lago Januari. Na volta, segundo Souza, ele disse que voltou do “paraíso”.
De acordo com Souza, Afkham se disse impressionado com a estrutura da cidade de Manaus. A capital amazonense foi anunciada como sede do Congresso Mundial de Teatro na última edição do evento, em 2014, em Erevan, capital da Armênia. Manaus vem construindo histórico como sede de eventos mundiais, pois foi uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol, no ano passado, e receberá partidas de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016.
Já houve uma reunião preparatória para o encontro de teatro no ano passado, além da ocorrida na semana passada, e deverá haver uma próxima no ano que vem. O congresso vai acontecer de 04 a 10 de junho com as atividades principais no Hotel Tropical. Haverá a assembleia geral da ITI, da qual participarão delegados de mais de 100 países e na qual haverá debates sobre o mundo das artes cênicas, como liberdade de expressão, teatro em áreas de conflito, ampliação de trocas de textos entre diferentes países, entre outros temas.
O congresso comportará também oficinas de teatro com os artistas que estarão no encontro, voltadas para estudantes da região amazônica e outras partes do Brasil, além de uma mostra com 20 espetáculos. Essa mostra terá inscrições abertas para grupos de teatro do mundo todo no final deste mês até final de outubro. Segundo Souza, ela deve conter o que está acontecendo de mais importante no teatro. As apresentações poderão ter dança e teatro ou apenas teatro.
Em função da proximidade, o presidente do Conselho Municipal de Cultura de Manaus acredita que haverá participação dos estados vizinhos. Souza afirma que a data do congresso foi antecipada, em função do Ramadã do ano que vem, período em que os muçulmanos jejuam. Ele acredita que árabes virão e espera que participe também muita gente da África e Ásia, regiões com as quais, exceto o Japão, há pouco contato dos artistas de Manaus.
Apesar de ter o teatro no nome, o congresso discute as artes cênicas em geral, como dança e circo. Souza, além de presidente do Conselho Municipal de Cultura, é também dramaturgo, roteirista de cinema, diretor de teatro e ópera e membro do comitê executivo internacional do ITI. O Congresso Mundial do Teatro é realizado em Manaus pela Prefeitura Municipal, tendo o Conselho Municipal de Cultura como coordenador e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) como executora.
A equipe avançada que esteve na cidade na semana passada foi recebida também pelo governador do Amazonas, José Melo de Oliveira, e pelo prefeito da capital, Arthur Virgílio Neto.
Serviço
35º Congresso Mundial de Teatro
De 04 a 10 de junho de 2016
Hotel Tropical – Manaus – Amazonas
Mais informações e inscrições para a mostra de teatro (em breve):
http://www.iti-worldwide.org/


