Dubai – Mandioca, macaxeira ou aipim. Dependendo da região brasileira onde se perguntar, o nome muda, mas o alimento é popular. A mandioca foi o produto escolhido para estar em destaque durante o cooking show realizado no Pavilhão do Brasil na Expo 2020 Dubai nesta quarta-feira (23). A exposição universal acontece até março nos Emirados Árabes Unidos. Na foto acima, alguns dos ingredientes podem ser feitos a partir da mandioca.
As variedades no nome do alimento se refletem nas possibilidades de comida feita a partir dele. Para mostrar a versatilidade da mandioca, o chef brasileiro Thiago Castanho escolheu as versões em tapioca, pão, tucupi e bolo à base da raiz nativa da América do Sul.
O paraense já havia apresentado pratos típicos da Amazônia em um evento no pavilhão brasileiro na semana passada. No evento anterior, uma das estrelas foi o açaí, que vem fazendo sucesso na região do Golfo. “A mandioca é um produto que eu acredito ser o próximo açaí, quando descobrirem o potencial dela em receitas e propriedades”, afirmou Castanho.
Além dos preparos tradicionais da mandioca na região Norte do Brasil, o chef também trouxe uma receita que descobriu na Tailândia. O prato é a tapioca dumpling no vapor com camarão. “Este não é um prato brasileiro, mas eu quis trazer também por entender que há diferentes maneiras de fazer. O açaí, por exemplo, acabou ficando conhecido aqui e no Sul do Brasil, de uma forma que não é a que nós consumimos [no Pará e Norte do País]”, concluiu ele.
Os cooking shows são promovidos pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e contam com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.