São Paulo – O suco de laranja da empresa sergipana Maratá já chega a cinco países árabes. A Argélia é o principal importador e o produto vai também para os Emirados Árabes Unidos, Síria, Jordânia e Kuwait. Agora, a marca aposta em outros itens de sua linha para fazer crescer as vendas à região, que hoje não chegam aos 10% do total de suas exportações.
Para tanto, a Maratá tem investido na participação em eventos comerciais com empresários do Oriente Médio, como a missão realizada em abril ao Irã, Egito e Líbano, organizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e o Projeto Comprador promovido em maio pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, com supermercadistas e distribuidores árabes.
Produtos como café, pimenta, molhos, vinagre balsâmico, sucos de caixinha e em pó chamaram a atenção dos empresários árabes e levaram a empresa a iniciar novas negociações com potenciais clientes da região, conta o coordenador de exportações, Daniel Apoluceno.
“O mercado do Oriente Médio não é muito grande, mas é um mercado que paga melhor que os outros”, revela Apoluceno. Ele diz ainda que o contato direto com os compradores da região facilita as negociações, que costumam ser feitas por traders europeus.
“O povo árabe tem essa tradição de querer conhecer você”, diz o coordenador. “A gente tem expectativas boas [de negócios], porque cortando intermediários, você tem rentabilidade maior ainda”, acrescenta.
Segundo Apoluceno, a Maratá exporta mais de 90% de sua produção de suco de laranja, e cerca de 75% dos outros sabores, como maracujá, abacaxi e manga. O executivo conta que mais de 80% do suco de laranja exportado no mundo vem do Brasil.
Em relação ao mercado árabe, para o qual a empresa vende desde 2007, o executivo revela ainda que o gosto daquela região para o suco de laranja é bem parecido com o dos brasileiros. “Eles preferem o suco doce, da laranja mais madura, ao contrário da Europa, que é fria e prefere o produto mais ácido.”
Contato
Maratá
E-mail: apoluceno@marata.com.br
Site: www.marata.com.br

