São Paulo – Mais de duas mil pessoas participaram nesta quarta-feira (01) da 2ª edição da Maratona de Gaza. O evento foi organizado para arrecadar doações para o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA). De acordo com informações da Rádio ONU, as doações obtidas nesta maratona deverão também ser utilizadas na realização dos Jogos de Verão da Palestina, que oferece atividades de recreação para mais de 250 mil crianças.
Dos cerca de 500 participantes adultos, 200 eram atletas profissionais e amadores de Gaza, 200 eram mulheres e 80 eram atletas estrangeiros que foram ao evento para prestar solidariedade aos refugiados palestinos. O restante eram crianças, que percorreram trecho menor do trajeto, em muitos momentos sob chuva e temperaturas próximas de zero grau. Crianças portadoras de deficiência também participaram da competição em duas marchas: uma com dois quilômetros e outra com 500 metros de distância. Aproximadamente 180 crianças com necessidades especiais competiram.
De acordo com a agência de notícias espanhola EFE, o vice-diretor do UNRWA, Christer Nordal, disse que a maratona tem o objetivo de atrair a atenção do mundo para o sofrimento das crianças de Gaza e para as necessidades de financiamento para os acampamentos de verão. “A maratona envia duas mensagens: que as crianças de Gaza tentam desfrutar de uma vida normal como outras crianças do mundo e que o UNRWA tem uma autêntica necessidade: que os países sigam fornecendo serviços ao povo da Faixa [de Gaza]”.
O vencedor, Al-Masri, completou o trecho entre Beit Hanun, no norte da Faixa de Gaza, e Rafah, no sul, em 3 horas e dez minutos. O recorde mundial da modalidade foi obtido na edição de 2011 da maratona de Berlim pelo queniano Patrick Makau. Ele percorreu os 42,195 quilômetros da maratona em 2h03m38s.
“Esta é a segunda vez que participo da Maratona de Gaza. Fazemos isso pelos Jogos de Verão. Esperamos que estes Jogos possam levar alegria para as crianças de Gaza”, afirmou Al-Masri, que irá participar dos Jogos Olímpicos de Londres. Além da maratona, foram disputadas uma meia-maratona e uma corrida de 10 quilômetros de distância.

