São Paulo – Desde janeiro deste ano a empresa de cosméticos Bitarra Beauty inseriu seus produtos no mercado dos Emirados Árabes Unidos, especificamente em um local mais inusitado, Al Ain, que fica no emirado de Abu Dhabi. A cidade ainda não é um destino tão conhecido de produtos brasileiros quanto Dubai, o que pode render oportunidades para a marca.
O negócio com um representante nos Emirados foi fechado no início deste ano. “Utilizamos canais de plataforma de comércio exterior e marketing digital. Foi quando em janeiro, conseguimos o contato com esse representante de Al Ain e fechamos a parceria. Ele já trabalha com outras marcas, nós encaminhamos as amostras e ele gostou dos nossos produtos e surgiu essa oportunidade”, contou à ANBA Lucas J. Vector Capeli, que atua no setor financeiro da Bitarra Beauty.
A partir do contato, a empresa decidiu fazer um estudo de mercado sobre o consumo na região. “Vimos que realmente o mercado árabe vem crescendo muito nos últimos anos e que tem ainda bastante oportunidade ali e no Oriente Médio”, afirmou Capeli.
Um dos trunfos da empresa, acredita o executivo, está em produtos focados em responsabilidade com meio ambiente e na produção como um todo. “Descobrimos que já temos bastante produto que atende bem eles. Já trabalhamos com produtos que são livres de testes em animais (selo cruelty free), já temos a linha de produtos veganos que são demandados não só pelo Oriente Médio, mas todo o mundo”.
A Bitarra tem um portfólio com quase 500 produtos, somando sua linha completa de maquiagem e uma linha de skincare. Entre os árabes, as apostas são os produtos da linha de skincare, como o multi-hidratante facial e aqueles de alta fixação, como batom e máscara de cílios resistentes a água. “Sabemos também que entre o público jovem tem crescido a procura por uma gama maior de cores nas maquiagens, por skincare e produtos capilares”, detalhou ele.
Hoje a exportação representa de 5% a 10% da produção da marca, mas o objetivo da empresa é elevar essa fatia. Para isso, as estratégias são trabalhar mais com marketing digital e influenciadores. “No mercado árabe vimos que a participação dos influenciadores é grande e queremos entender como trabalhar isso por lá também. Estudamos também a viabilidade de ter um certificado halal”, explicou.
Fundada em 2001, a marca antecipou há dois anos uma tendência que cresceu vertiginosamente após a pandemia de coronavírus: a venda online direto para o consumidor. Em 2019 surgiu a Bitarra Store, um dos braços da marca que vende de 300 a 500 produtos. Outros canais trabalhados pela marca são os de distribuidores e das vendas diretamente para lojas.