Isaura Daniel
São Paulo – A fábrica de móveis SCA, da cidade gaúcha de Bento Gonçalves, tem planos de abrir mais uma loja nos Emirados Árabes Unidos. A empresa inaugurou a sua primeira unidade de varejo em Dubai há cerca de dois anos e agora pretende levar a marca também para outras regiões do país. A SCA produz os móveis e também os comercializa em pontos-de-venda da marca no Brasil e no exterior.
O diretor comercial da SCA, Gilmar Manfroi, acredita que há mercado para os móveis da SCA em outras cidades dos Emirados, além de Dubai. Ele lembra que em função dos altos preços do petróleo, o país tem renda elevada. "Temos interesse em nos expandir, encontrar novos parceiros, abrir mais lojas", diz o executivo. O ponto de varejo da SCA em Dubai foi aberto em parceria com um empresário local que já importava as mercadorias da marca.
De acordo com Manfroi, em Dubai estão sendo feitas muitas obras, principalmente para o público A e B, com o qual a SCA trabalha. Segundo ele, mesmo os árabes com maior renda, porém, costumam negociar bastante quando o assunto é preço. A SCA fabrica móveis sob medida para residências e também outros segmentos, como empresas, hotéis e universidades. Em Dubai, segundo o diretor comercial, a maior parte das vendas é de móveis residenciais.
Quando a loja foi aberta nos Emirados, a SCA manteve dois profissionais do Brasil na região por cerca de seis meses para fazer o treinamento e adequar o negócio ao padrão da marca brasileira. Como os móveis são feitos sob medida, a mão-de-obra é uma parte essencial do negócio. A unidade de Dubai, assim como as demais que a SCA possui no exterior, é abastecida pelos móveis fabricados em Bento, que vão para o país desmontados.
A SCA mantém 190 lojas no Brasil. No exterior, além dos Emirados, a marca tem pontos-de-venda na Espanha, em Portugal, no México, em Angola, em Senegal, na África do Sul, no Paraguai, na Guatemala, no Uruguai e nos Estados Unidos. No México são duas as lojas e na Uruguai quatro. A abertura de lojas fora do Brasil começou há cerca de quatro anos, segundo Manfroi. Há planos de abrir pelos menos mais três unidades no exterior ainda neste ano, duas nos Estados Unidos e uma em Portugal.
As lojas são abertas sempre em parceria com um empresário local. Os responsáveis pelo empreendimento normalmente passam uma temporada no Brasil, entre três e seis meses, para capacitação e a SCA envia também alguns dos seus profissionais para acompanhar os primeiros passos do projeto, o que pode durar de seis meses a um ano. Uma das dificuldades na abertura das lojas no mundo árabe, segundo Manfroi, é encontrar profissionais locais, que dominam o idioma árabe, com experiência no setor.
A SCA é uma empresa familiar, que pertence aos Manfroi, e existe há 39 anos. A empresa fabrica ao redor de 250 contêineres de móveis por mês e exporta cerca de 30% deste total, de acordo com o diretor comercial da empresa. No Brasil, a marca é conhecida em função dos seus móveis de alto padrão. Tanto para os clientes brasileiros, quanto para os estrangeiros, os móveis são feitos sob medida.
Contato
SCA
Telefone: +55 (54) 2102-2200
Site: www.sca.com.br
E-mail: gilmar@sca.com.br

