São Paulo – A companhia brasileira Marcopolo, fabricante de carrocerias para ônibus, desenvolveu diferentes soluções em biossegurança para prevenir a contaminação de passageiros pelo novo coronavírus. Através da plataforma Marcopolo BioSafe, a companhia está usando diferentes tecnologias para garantir o afastamento e a proteção dos passageiros. Uma das inovações é a configuração interna com 3 poltronas, todas individuais, e dois corredores. A disposição substitui a tradicional, composta por duas poltronas compartilhadas, com apenas um corredor.
O novo formato favorece o distanciamento social dos passageiros. Há ainda cortina antimicrobiana, cobertura de poltrona antimicrobiana, e materiais de apoio também antimicrobianos, que impedem que o vírus seja transmitido pelo toque nos corrimãos de acesso, detalhou a empresa à ANBA.
A empresa também desenvolveu um sanitário com desinfecção por luz ultravioleta e o sistema de ar-condicionado com a mesma luz para desinfecção do ar que circula no interior do ônibus. As tecnologias são aplicadas para facilitar a retomada segura da mobilidade. O conceito Marcopolo BioSafe abrange modelos das marcas Marcopolo, Volare e Neobus. A Marcopolo já exportou ônibus de transporte interestadual rodoviário com essas tecnologias para a Argentina, em junho, e para o Chile, em julho. No ano passado, a companhia exportou mais de 1.000 ônibus.
Outra tecnologia desenvolvida pela Marcopolo Next, divisão da Marcopolo focada em inovação, em parceria com a Aurratech, é a FIP Onboard. A solução biocida foi patenteada e sua aplicação abrange um processo para desinfecção de superfícies e ambientes, através de nanopartículas.
Segundo a marca, o produto atóxico pode ser aplicado no salão de passageiros, cabine do motorista e até mesmo no bagageiro. A marca divulgou que o processo total de aplicação leva até 20 minutos, sem deixar as poltronas úmidas, e garante proteção por até três dias.
A fabricante também apresentou um novo sistema de divisórias, que funciona como barreira de proteção para motoristas e cobradores no transporte coletivo urbano. A solução vem sendo testada pela Visate, operadora de Caxias do Sul.
Desinfecção também para hotéis
A Marcopolo Next também fechou seu primeiro contrato para fornecimento do seu sistema de desinfecção para o setor hoteleiro no Brasil. A solução foi rebatizada para FIP Spaces no caso do serviço hoteleiro, mas possui a mesma nanotecnologia daquele utilizado nos ônibus (FIP Onboard). O método visa eliminar doenças virais do ambiente, incluindo o novo coronavírus.
O primeiro estabelecimento a utilizar a solução é o Etnia Casa Hotel, localizado em Trancoso, na Bahia. André Zanonato, proprietário do estabelecimento baiano, será o responsável pela distribuição da tecnologia para o setor hoteleiro.