Marina Sarruf
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São Paulo – Mais uma franquia brasileira poderá ser aberta nos Emirados Árabes Unidos. É que a carioca Sensória, fabricante de cosméticos artesanais, chamou a atenção de um empresário do país árabe que esteve numa das lojas da marca, no Rio de Janeiro. “Estamos conversando ainda, mas ele gostou muito dos nossos produtos”, afirmou o diretor da Sensória, Fernando Giffone.
Segundo ele, se o negócio der certo, esta vai ser a primeira franquia da Sensória no exterior. “Acredito que devemos concluir no segundo semestre. É um trabalho pioneiro”, disse. O empresário árabe interessado na franquia tem diversas lojas no mundo árabe, inclusive brasileiras.
As exportações da empresa começaram no ano passado. Hoje os produtos cariocas são embarcados para os Estados Unidos e Alemanha. Os sabonetes feitos à base de óleo vegetal de babaçu extraído da Amazônia são o carro-chefe das exportações. De acordo com Giffone, as matérias-primas utilizadas na fabricação dos cosméticos são extraídas de forma sustentável e ecológica, o que agrada os compradores no mercado externo. “Existe uma demanda muito grande dos estrangeiros por esse tipo de produto e o Brasil é uma marca forte em qualquer lugar do planeta”, acrescentou.
Não são apenas os produtos que são feitos de forma ecologicamente correta, mas também as embalagens. Além de serem feitas com papel reciclável, elas podem ser reutilizadas para outras funções. “A tampa pode servir como porta-cartão ou porta-clips, por exemplo, e a parte de baixo, que é feita com algodão, se transforma numa toalha esfoliante”, explicou Giffone.
A Sensória oferece 250 produtos, entre sabonetes, loção hidratante, xampu, condicionador, gel de banho, máscara facial, perfumes para ambientes, esfoliante corporal e sais de banho. As matérias-primas utilizadas para fabricação dos produtos variam de frutas, castanhas, chás, óleos vegetais, rosas, mel, entre outros. “Nossa meta é transformar um produto ordinário em extraordinário”, disse Giffone, que ajuda na criação das fórmulas. “Sou meio químico, meio perfumista. Sou criativo”, afirmou.
A criatividade de Giffone, que é formado em economia e pós-graduado em varejo, está dando certo. Com a inauguração da primeira loja em 2002, a Sensória, hoje, já conta com oito lojas e a meta é fechar o ano com 18. Além do Rio de Janeiro, a empresa também tem franquias em Juiz de Fora, em Minas Gerias, e Vitória, no Espírito Santo.
Atualmente, cerca de 15% da produção da empresa é destinada ao mercado externo, mas segundo Giffone, a meta é passar a exportar 50%. “Somos uma empresa pequena, não queremos explodir, queremos ir aos poucos”, disse. “Apesar da fábrica ter capacidade para atender o mercado externo, falta gestão. Estamos criando todo um processo para isso”, acrescentou.
Investimento
Para atender o aumento da demanda, a Sensória investiu R$ 1 milhão numa nova fábrica. “Nossos produtos são artesanais, o tipo de fabricação é único, então, tivemos que montar máquinas especiais”, disse o diretor. A empresa tem capacidade para produzir 1,2 milhão de toneladas de produtos ao ano. O preço do sabonete sai, em média, US$ 8. “É uma obra de arte”, define Giffone, que emprega 40 funcionários na fábrica.
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Sensória
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Site: www.sensoria.com.br