São Paulo – A feira voltada para o setor de narguilé World Shisha Dubai, que ocorreu neste mês no emirado, rendeu bons contatos e negócios para brasileiros. Como visitante da feira, o empresário brasileiro Enio Alexsandro Cassiano, sócio-diretor da Thermoceram, inclusive, fechou negócios com um distribuidor em Dubai. “Os contatos que fizemos na feira foram muito positivos. O melhor contato que fizemos foi em reunião agendada pela Câmara Árabe. E fechamos uma representação nos Emirados”, revelou ele. Na foto acima, da esquerda para a direita, a intérprete do empresário, Ahmed Kamal Hussein, da equipe da Câmara de Comércio Árabe Brasileira em Dubai, e Cassiano.
A empresa de Mogi Guaçu comercializa queimadores para narguilé, também conhecido como rosh ou fornilho. “Nosso projeto com exportação é muito forte. Há 3 meses, resolvemos buscar o mercado externo desse produto e tivemos reuniões agendadas em Dubai pela Câmara Árabe. Agora, voltei ao Brasil e já estou cuidando para enviar uma amostra [para o distribuidor]. A intenção é vender em todos os emirados. Na região também fizemos excelentes contatos para dar sequência”, afirmou Cassiano.
O profissionalismo no setor na região dos Emirados Árabes chamou a atenção do empresário. “Isso também nos trouxe uma visão diferente no mercado. Abriu os horizontes para pensarmos no mercado nacional de uma forma diferente”, concluiu ele.
A gerente de exportação da Ziggy, Magali Rodrigues, também acredita que a feira reuniu um público qualificado. “Eu realmente gostei da feira, porque foi bem direcionada. A feira teve mais procura de negócios B2B, então eram pessoas que realmente estavam ali para comercializar, queriam comprar”, contou ela.
Entre os que passaram pelo estande da marca estiveram empresários que atuam em Dubai, Paquistão, Jordânia, Iraque e até nos Estados Unidos. Além de distribuidores, Rodrigues também conheceu donos de restaurantes e lounges de Dubai. Isso despertou a atenção da brasileira, que está agora fazendo um estudo para decidir se a empresa terá um ponto físico em Dubai. “Muitas pessoas queriam saber se já tínhamos distribuidor. Estamos pensando em abrir distribuição lá, mas seria para o ano que vem. Se conseguirmos um distribuidor de lá, vai ser mais depressa [a exportação]”, explicou ela.
A participação da empresa na feira foi complementada por uma agenda de reuniões organizada também pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira. “Falamos com sete importadores, um deles inclusive nos convidou para visitar um lounge na cidade. Entre os nossos sabores, os que mais fizeram sucesso foram tutti frutti, banana e o de macchiato. O pessoal também gostou dos vasos de narguilé da marca”, disse ela.