Cairo – A empresa egípcia El Captain Company for Extracting Natural Oils, Plants and Cosmetics, que produz óleos essenciais medicinais e aromáticos, planeja inserir seus produtos no mercado de cosméticos do Brasil. O CEO da companhia, Ahmed Ibrahim, enxerga a América Latina como um importante e promissor ponto de consumo, no qual o Brasil se destaca por sua grande demanda e sua indústria de cosméticos avançada e exportadora.
O CEO acredita que os produtos da El Captain vão despertar a atenção no mercado brasileiro por serem oriundos de culturas vegetais. A El Captain foi fundada em 1932 e é uma das empresas de extração de óleos essenciais mais antigas do Egito. Um dos seus produtos mais famosos é o óleo de semente de cominho preto, encontrado nas perfumarias egípcias e muito popular nos mercados internacionais. A El Captain oferece cerca de 150 variedades de óleos, todos com certificados de qualidade e registrados junto ao Ministério da Saúde do Egito.
Ibrahim destacou que, ao contrário da maioria das empresas, as exportações da El Captain cresceram durante a pandemia de covid-19. Ele explicou que pessoas de muitos países se voltaram para produtos naturais que fortalecem a imunidade e combatem doenças, como é o caso especialmente do óleo de semente de cominho preto.
A empresa também conseguiu fazer frente ao aumento significativo dos preços das matérias-primas de óleos brutos com duas estratégias. A primeira foi incentivar os fazendeiros locais a cultivarem determinadas espécies vegetais e a segunda foi estabelecer contratos para a compra da produção deles. Isso fez com que os fazendeiros expandissem a área cultivada e as propriedades. Ibrahim contou que a empresa conseguiu adicionar cerca de 30 novos tipos de óleos na linha de produtos desde 2020 e expandiu a produção para cerca de 10 mil toneladas por ano.
De acordo com o CEO, a empresa atualmente visa a expansão de exportações para os mercados do Sul da Ásia e Europa Ocidental, além do Brasil. Ibrahim disse que a empresa busca feiras e fóruns internacionais para participar em cidades brasileiras. A El Captain participou da última edição da Gulfood 2023, feira de alimentos que ocorreu em Dubai em fevereiro, na qual o pavilhão egípcio contou com uma grande visitação.
O CEO entende que o movimento na Gulfood foi a manifestação do forte desejo dos visitantes pelo retorno da normalidade na economia global e a busca por abrir novos mercados, após o grande declínio na demanda e no intercâmbio comercial internacional na pandemia. Ibrahim é positivo quanto ao futuro e acredita no declínio dos preços dos fretes internacionais, que foram um grande fardo para as empresas, indústrias e comerciantes durante o último ano, de modo que todos estão atualmente querendo compensar as perdas registradas naquele período.
*Tradução do árabe de Georgette Merkhan