São Paulo – Uma empreendedora de Minas Gerais está disposta a levar os chocolates artesanais que produz para os demais estados do Brasil e para os países árabes. Grace Kelly Viol Lisboa (foto acima) fabrica chocolates com a marca Atelier du Chocolat há cerca de 14 anos na cidade mineira de Barbacena e consumidores fiéis a incentivaram a querer ir além. A empresária se prepara para conquistar outras regiões brasileiras com uso de e-commerce a partir do mês que vem. O rumo do mercado árabe ela começou a procurar no final de agosto ao participar de evento na Câmara de Comércio Árabe Brasileira, na capital paulista, para se informar sobre a região.
Atualmente os chocolates da Atelier du Chocolat são comercializados em Minas Gerais na cafeteria da marca e no varejo local. Eles são dos tipos ao leite, branco, 70% cacau, 50% cacau e blend (ao leite com meio amargo), além de chocolates com adição de ingredientes nobres, um dos pontos fortes da marca. Há opções com banana-passa e castanha, com castanha-do-Brasil, com pistache, com coco queimado, com laranja, com nozes, damasco e uva-passa, com figo turco, além de damasco glaceado com chocolate, entre outros.
A empreendedora Grace Kelly cuida diretamente da criação dos chocolates e conta com equipe para a produção. Ela relata que é autodidata no segmento e que as receitas costumam partir da sua paixão pelo chocolate. “Vou criando experiências, transformando”, afirmou ela para a reportagem da ANBA. Os chocolates da Atelier du Chocolat são comercializados em embalagens que são, em sua maioria, artesanais. As opções de tamanhos variam entre 28 gramas, 50 gramas, 115 gramas, além de outros formatos como as drágeas e as placas.
O despertar da empresária mineira para a potencial de expansão da marca surgiu com o incentivo da atriz Beth Goulart, que é uma consumidora fiel e integra o Grupo Mulheres do Brasil, rede feminina que defende a liderança de mulheres. A atriz falou para a empresária mineira que seus chocolates precisam ganhar o Brasil e o mundo. “Isso é um incentivo muito grande”, afirma Grace. As duas se conheceram porque Beth virou consumidora dos produtos da Atelier Du Chocolat. A atriz levou Grace para participar do Grupo Mulheres do Brasil há dois meses.
O negócio da mineira é de pequeno porte, mas isso não a impede de planejar e sonhar com o avanço da empresa para novos novos horizontes. Ávida por alçar os primeiros degraus da exportação, ela está em busca de informações sobre o mercado árabe e, inclusive, aberta a adaptar os produtos para vender à região, se necessário. Na Câmara Árabe, a empresária acompanhou palestras de executivas que trabalham com vendas aos países árabes, em um evento promovido pelo comitê feminino da Câmara Árabe, o Wahi – Mulheres que Inspiram, e o Grupo Mulheres do Brasil.
Grace Kelly ficou entusiasmada com o que viu na Câmara Árabe e com o contato que teve com o presidente da instituição, o embaixador Osmar Chohfi. “Fiquei encantada com a seriedade, o perfil, com essa magia que tem esse universo árabe”, afirmou para a ANBA. Antes mesmo de pensar em exportar para a região, ela estabeleceu ligações com os árabes em outra esfera. Colocou nomes árabes em dois dos seus três filhos, apesar de não ter ascendência árabe. Abdo é o nome do mais velho e Rafisa da mais nova.
No Brasil, a meta da empreendedora é atingir todos os estados com os chocolates até o final do próximo ano. A Atelier Du Chocolat também produz doces e bolos para eventos e por meio dessa área, Grace Kelly já fornece além das fronteiras de Minas Gerais. As vendas via e-commerce, que serão implementadas em cerca de um mês, devem ser impulsoras para atingir o propósito da expansão nacional.
Paixão por bolos e chocolate
A história de Grace com a confeitaria começou cedo. Aos 11 anos ela já estava fazendo a primeira receita de bolo. Aos 18 anos, partindo da vontade que tinha de trabalhar com a área, abriu uma fábrica de bolos para atender o comércio local. Há 15 anos Grace Kelly criou a atual empresa, a Atelier du Chocolat, para fazer produtos mais gourmetizados. Também estabeleceu a cafeteria com o mesmo nome, onde passou a vender os bolos e doces que produzia. Paralelamente Grace atendia eventos com os produtos.
A paixão pelo chocolate surgiu em meio à história da empreendedora mineira com os bolos. Atualmente, a Atelier du Chocolat segue com a cafeteria aberta em Barbacena, atende eventos pelo Brasil e produz os chocolates. Na fábrica onde são feitos os bolos, doces, sobremesas e alguns salgados para a cafeteria, os chocolates ganharam uma área em separado, com ambiente adequado para a atividade.