São Paulo – Três marcas brasileiras de joias e semijoias estão apresentando suas criações na Watch & Jewellery Middle East Show, feira que começou nesta terça-feira (01) e segue até o sábado (05) no Expo Centre Sharjah, em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. As expositoras são a Avergara, da designer Juliana Vergara Aldrighi, a Pravi Design, da designer Mariana Clas Astolphi, e a designer Débora Ioschpe.
Quem promove a participação é o projeto Brazil Atmosphere, levado adiante pela ALM Brazil Trading com o objetivo de promover joias, arte e decoração brasileiras nos países árabes. A iniciativa leva ao mercado árabe produtos com brasilidade, que remetem ao Brasil, à natureza local com sua flora, fauna, cores e formas, suas pedras, movimento, bordados, entre outras características.
A feira em Sharjah é voltada ao atacado e ao consumidor final. “A feira é muito voltada ao consumidor final, mas existe quem tem interesse de comprar no atacado”, afirma a CEO e sócia da ALM Brazil Trading, Marlucia Martire. De acordo com a empresária, a mostra é bastante movimentada, sobretudo da metade para o final da tarde. Ela conta que as expositoras estão felizes com o desempenho que estão obtendo.
A Pravi Design é uma marca paulista de joias contemporâneas, minimalistas, feitas em ouro e prata. “As árabes que estão nos visitando dizem que além de chiques, as peças têm um visual muito ‘clean’, muito ‘cool’. Elas estão gostando bastante porque está fugindo do óbvio, do que elas já estão muito acostumadas a ver”, diz Marlucia.
Débora Ioschpe cria peças exuberantes, com muitas pedras preciosas, como turmalina, morganita, esmeralda, turmalina rosa, entre outras. “São lindas”, diz Marlucia. Diversidade e sustentabilidade estão presentes nas peças como proposta da designer, com reuso de materiais e combinação entre sofisticação e qualidade com delicadeza.
A Avergara tem como foco oferecer produtos e atendimento de qualidade com preços acessíveis. A CEO da ALM Brazil Trading destaca o colorido das peças e o fato de usarem pedras semipreciosas. “Estão fazendo muito sucesso porque é um design que as árabes já conhecem, só que por preço um pouco menor, por não ser ouro”, diz.
Além das três marcas expositoras, estão na feira como visitantes o empresário Pedro Afonso, que produz peças folheadas, e a empresa MS Joias Folheadas, do empresário Mauro Cesar. As duas são do estado do Ceará e contam com a assessoria da ALM para a busca de compradores e distribuidores na feira.
A embaixada do Brasil nos Emirados apoia a participação brasileira e o embaixador Fernando Igreja visitou a feira e o estande da ALM como convidado de honra. Ele e outros convidados puderam ver os espaços da feira de forma exclusiva, antes que a mostra fosse aberta ao público. Rafael Solimeo, chefe do escritório internacional da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que fica em Dubai, também visitou o espaço e a feira.
“A participação brasileira na exposição de joias e relógios de Sharjah em 2019 é um primeiro e importante passo para a vinda das joias brasileiras e da indústria brasileira de pedras preciosas e semipreciosas para os Emirados Árabes Unidos. A comunidade empresarial de Sharjah ficou muito contente que o Brasil tenha podido estar presente, e eu, como sempre, me sinto muito orgulhoso da presença das empresárias brasileiras que vieram, desbravando uma área em que o Brasil tem claramente uma grande potencialidade de estar presente e de se fazer presente no mercado emirático”, disse Igreja à ANBA.
Serviço
Watch & Jewellery Middle East Show
De 01 a 05 de outubro de 2019
Expo Centre Sharjah
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Entrada franca