São Paulo – O escritor brasileiro Marcelino Freire (foto acima) ministrou uma oficina de escrita criativa nos Emirados Árabes Unidos neste mês. Os encontros ocorreram de 23 a 27 de janeiro em Dubai e reuniram dez escritoras brasileiras que vivem no país árabe.
Nascido em Sertânia, no interior de Pernambuco, o brasileiro foi o ganhador do prêmio Machado de Assis de 2014 com o romance “Nossos Ossos” e do prêmio Jabuti de Literatura 2006 com “Contos Negreiros”. Ele tem livros adaptados ao teatro e obras traduzidas para o francês, o espanhol e o italiano.
“As aulas intensivas, os exercícios individuais e a crítica construtiva que fez a cada trabalho das participantes tiveram tom de mentoria. Seu treinamento no teatro confere a ele a habilidade de fazer rir enquanto ensina, incorporando a personagem Mãe Celina enquanto fala de afunilamento vertical ou sobre o excessivo uso de advérbios”, relatou em material divulgado a escritora Zana Bonafe, uma das participantes.
A oficina foi idealizada pela escritora Verônika Eleutério, ex-aluna de Marcelino que vive em Dubai e que já levou outros autores brasileiros para o emirado, como Socorro Acioli, em 2021. As participantes foram convidadas por Verônika.
Algumas das integrantes do grupo já têm obras publicadas, caso de Wiana Kell, Úrsula Coli, além de Zana e a própria Verônika. Zana Bonafe, por exemplo, é autora do livro Maids In Dubai e foi uma das vencedoras do First Chapter – The ELF Seddiqi Writers’ Fellowship, programa do Festival de Literatura da Emirates Airline dos Emirados Árabes Unidos. Outras possuem obras quase finalizadas.
As participantes ficaram de dar continuidade ao desenvolvimento e aprendizado dentro do grupo UAEscreve, comunidade de escritores brasileiros que integram. Nesta segunda-feira (30), Marcelino Freire também tinha participação prevista em evento organizado pelo Clube Literário Dubrasil para leitura e discussão da obra Contos Negreiros. A coletânea de contos dá voz a oprimidos, pobres e negros.